<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, outubro 29, 2004


AS CAMPANHAS DA LUSITANEA

“A marca turística Lusitanea deverá ser extinta até final de 2004 . Criada no início deste ano para representar a região centro , revelou-se sem força e pouco atractiva “ .

Esta foi uma noticia publicada pelo Diário As Beiras na passada 4ª feira .
Confirma-se assim que a Lusitanea mais não foi que um nado morto .
Como sublinhou Pedro Saraiva , o novo Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro ( CCDRC ) , que costuma ter os pés bem assentes na terra, “ uma marca deste tipo não pode ser imposta por decreto e portanto o nome Lusitanea é apenas mais um entre vários “ .

Entretanto , nada mais nada menos que 5 Milhões Euros ( 1 Milhão de contos na moeda antiga!!!.... ) forma espatifados, deitados ao vento , para quase nada . Coisa pouca , 1 milhão de contos de fundos comunitários , sacados ao Programa Operacional do Centro . Sem qualquer retorno!...Não dá para acreditar .
O Presidente da CCDRC , na altura em que foi tomada a estapafúrdica decisão de lançar a campanha era , recorde-se, Pereira Coelho.
A brilhante ideia , se não partiu mesmo dele , foi por ele irresponsavelmente apadrinhada , no seu jeito de quem adora fazer propaganda triunfalista , assim como por José Manuel Alves , outra individualidade da nomenklatura do PPD-PSD local , antigo Presidente do Conselho de Administração da Figueira Grande Turismo , e ainda Presidente de uma entidade esquisita dando pelo nome de Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro.

Estamos assim perante um belo exemplo da forma como , com excessiva frequência , têm sido alegremente desbaratados fundos europeus , que seriam preciosos para investir , de forma inteligente e responsável , em projectos e obras susceptíveis de produzir riqueza , e com palpável retorno económico ou social .

Importaria agora apurar quem beneficiou realmente dos 5 Milhões de Euros , e quem deverá ser responsabilizado , pelo menos no plano político , por tal esbanjamento de dinheiros públicos , isto é , dinheiros de todos nós .
Mas nada disso irá decerto acontecer .
A culpa irá mais uma vez morrer solteira .

Por último , recordo um post publicado no Quinto Poder em 1 de Junho passado , que reproduzo a seguir .
Na ocasião , a cidade da Figueira da Foz apareceu de súbito inundada de pendões , e eu ainda não conhecia o contexto e a completa amplitude da campanha .

Post do Quinto Poder de 1/6/2004

Bandeirolas lusitanas
Dei hoje com algumas avenidas da Figueira engalanadas com umas bandeirolas verticais .Deve ser por causas as festas, pensei .
De relance, reparei que tinham algo escrito , mas não consegui ler nada enquanto conduzia .
Parei e fui ver mais de perto.Lá consegui descobrir o que nelas constava , depois de algum esforço a ler de cima para baixo !... e a inclinar a cabeça para o lado .
Sobre fundos de cores tristonhas , e de alguns rabiscos que tornam a leitura ainda menos expedita , há 4 tipos de bandeirolas com outras tantas mensagens , digamos publicitárias...A saber :
- Renda-se à Figueira da Foz , terra de Lusitanea ( assim mesmo, em latim, com e...)
-Rindete a Figueira da Foz , terra de Lusitanea
-Surrender to Figueira da Foz , Land of Lusitanea- Lusitanea , centro de Portugal.
Confesso que não percebi nem percebo patavina , nem o sentido nem o objectivo da mensagem .O defeito deve ser meu .
Imagino que se dirigirá aos putativos turistas visitantes que vêm às festas do Euro 2004 e do S. João .Duvido que aqueles a percebam .O que confere a esta acção promocional um impacte publicitário reduzidíssimo .
Restará o propósito decorativo . Mas este poderia ser bem melhor conseguido de maneiras mais tradicionais e prosaicas do que com este modelo de intelectualidade pechisbeque .
Quem estará a pagar isto, e quanto terá custado ?
Fui observar com mais atenção as bandeirolas . Na sua parte inferior , pude ler o que deduzi serem os meios de patrocínio desta esdrúxula campanha , digamos publicitária , para não meter nisto veneno a mais .
Lá constam :
-União Europeia / FEDER
-Programa Operacional da Região Centro
-Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro .
Está tudo explicado .
Assim Portugal vai gastando alegremente os fundos europeus .
Mais ano menos ano , a teta vai secar .
Mas entretanto , sempre ficamos com muitas bandeirolas para as nossas numerosas festas .

quarta-feira, outubro 27, 2004


REZEMOS...

Rezemos para que o nosso poder político não siga esse caminho , isto é , não lance Portugal novamente numa outra crise das finanças públicas .

Assim falou ontem Cavaco Silva .
Um crente recorre normalmente à intervenção divina quando já não acredita ser possível ter resposta às suas angústias , no plano do humano .
Medindo bem as suas palavras , tentando ainda falar um pouco em abstracto, e pegando no tema com pinças , mesmo assim, as declarações produzidas ontem por Cavaco Silva não podem deixar de ser interpretadas como um ataque demolidor à tentação despesista e eleitoralista do governo de Santana Lopes , e àquilo que parece configurar uma opção do santanismo populista para o próximo orçamento de Estado .
Aqui na Figueira da Foz , aguardemos para verificar se o Orçamento municipal para 2005 vai ou não seguir o mesmo modelo adoptado por Santana Lopes em 2001 , no seu último exercício na Câmara Municipal .
É que vai haver eleições em Outubro .

terça-feira, outubro 26, 2004


ESBANJAMENTOS E MEGALOMANIAS

Não resisto a citar este sábio e actual post do Jaquinzinhos, que parece ir direitinho para alguns autarcas , actuais e passados, cá da paróquia da Figueira da Foz .

Aos municípios indignados pela falta de dinheiro para as inaugurações sugiro que procurem o caminho da diminuição de despesas através da redução significativa das estruturas camarárias, da diminuição da compra de votos pagos com os milhares de subsidiozinhos que mantém as fidelidades, da privatização dos serviços ineficientes que consomem recursos infindáveis às tesourarias municipais e do fim do subsidiamento dos preços de alguns serviços fornecidos pelas autarquias.
Custa votos? Pois custa. É mais fácil gritar por mais.
Quem ganha com o esbanjamento é o autarca, quem perde são os contribuintes de todo o país e os filhos dos actuais munícipes que serão obrigados a pagar amanhã a conta das despesas de hoje.
Por isso é que sou completamente a favor dos impostos municipais em alternativa ao financiamento directo pelo poder central.
É que os impostos também custam votos. E com os impostos locais a financiar as megalomanias locais, autarca que queira esbanjar, tem que pedir mais pilim aos munícipes.
E aumentos de impostos também se pagam com votos.

À BEIRA MAR

O Quinto Poder envia calorosas saudações de boas vindas ao À Beira Mar , um novo blog figueirense , ao qual deseja longa vida , a bem da qualidade e da vivacidade do debate político aqui na nossa paróquia , e a bem do exercício do contraditório..
Pois será bem verdade que , como diz a cantiguinha , se 5 blogs incomodam muita gente, 6 blogs incomodam muito mais



ECOS E ONDAS...

Li hoje no ABRUPTO

Se alguém pensa que esta questão do controlo da comunicação social pelo actual governo está a acabar , engana-se redondamente. Só está a começar.


Assino por baixo , com duplo traço .

Pois se até aqui , à nossa paróquia da Figueira da Foz , chegam ecos e ondas da ofensiva do santanismo , de que o ministro Gomes da Silva foi e talvez continue a ser o sargento-mor de serviço !
Pois se tal também se nota, à escala local e regional , haver políticos que desejam uma comunicação social ainda mais controlada , dócil e submissa !...

E se não, atente-se nas recentes declarações do Presidente da Câmara , a propósito do polémico processo do Galante , quando , não sei se em ar de queixume , se em ar de severa reprimenda , referiu que “ há pessoas que lançam a confusão , dizem inverdades , parecem menores ou inválidas mas têm sempre a vossa protecção “ .
A acusação e a meia insinuação da cabala , é bom de ver , iam direitinhas para os jornalistas que o interpelavam .
Fora do contexto actual do debate sobre as tentativas de “ domesticação” da comunicação social , tais afirmações passariam despercebidas , ou seriam interpretadas mais como um impaciente desabafo .
Dentro do mesmo contexto , porém , dão para pensar e ficar atento
.

sexta-feira, outubro 22, 2004


Legenda:
O Presidente George Bush, à esquerda , cumprimenta o Presidente da Guatemala Oscar Berger , ao centro , e um homem não identificado , quando do almoço oferecido aos líderes mundiais , no dia da abertura da 59ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas .

quarta-feira, outubro 20, 2004


O TARIFÁRIO DA ÁGUA E A CONCESSÃO...

A Câmara Municipal aprovou ontem a renegociação do contrato de concessão de fornecimento de água e saneamento no Concelho da Figueira da Foz , à empresa Águas da Figueira ( AdF) .
A principal justificação dada oficialmente para a opção tomada de estender a concessão até 2030 à AdF ( será mesmo verdade este prazo referido pela imprensa regional?...) , em vez da integração no previsto sistema multimunicipal , foi a de que os consumidores sairiam mais beneficiados com os tarifários .
De facto , a fazer fé nas informações prestadas pelo Presidente da Câmara , assim parece ser no curto prazo.
Estendendo a concessão , o aumento das tarifas em 2005 seria de 7% . Integrando o sistema multi municipal , o aumento seria desde logo de 36 %. Seria mesmo?
Não dispondo de mais elementos que permitam confirmar este último valor, mas dando de barato que o mesmo é verdadeiro , a comparação entre 7% numa alternativa e 36% noutra , permite obviamente concluir pelo maior benefício da primeira , a curto prazo .
A curto prazo, sublinhe-se . Ou seja , numa perspectiva imediatista , certamente condicionada pelas eleições autárquicas do próximo ano , a qual parece ser a mais determinante para orientar certos modelos de acção política ...
A menos curto prazo , a comparação é apresentada pela Câmara Municipal através desta forma simplista, quase diria simplória .
Estendendo a concessão , o aumento até 2010 será de 37% , ou seja , 7% em 2005 , 20% em 2007 e 10% (cerca de 10%...) em 2010 . Simples, não é ? : 7+20+10 = 37 ...
E 37 é maior que 36...
Trata-se de uma clara manipulação dos números , quase configurando um lançamento de poeira para os olhos dos consumidores...perdão dos eleitores .
Com efeito, aquela sucessão de 3 aumentos traduz-se não em 37% , mas sim em 41 % .
As contas são muito fáceis de fazer.
Se o tarifário actual for igual a 100 , um aumento de 7% em 2005 levará o preço da água para 107 .
Um aumento de 20% em 2007 irá depois elevá-lo para 107 x 1,20 = 128,4 .
E finalmente , um aumento de 10% em 2010 , trará o preço para 128,4 x 1,10 = 141,2 .
Ou seja , comparando com o actual, o tarifário em 2010 será 41,2 % superior .
Terá de ser este valor e não 37% que importará comparar com os 36 % da outra alternativa .
Mas a comparação 41 versus 36 será uma comparação feita numa óptica de médio prazo .
Os eleitores e a generalidade dos políticos estão mais interessados no curto prazo , sobretudo quando neste se vislumbram eleições .

As verdadeiras razões que poderão justificar , admito-o , a opção de estender a concessão , são todavia outras. Ligam-se com o negócio feito pelo executivo camarário de Santana Lopes com a empresa Águas de Portugal ( AdP ).
Não tendo podido recorrer a fundos comunitários , pois os potencialmente disponíveis haviam sido em grande parte “secos” pelo Centro de Artes e Espectáculos , Santana Lopes conseguiu que a AdP “disponibilizasse” 2 milhões de contos para avançar com a obra da ETAR da zona urbana , na Fontela .
A contrapartida era o Município da Figueira da Foz integrar mais tarde o Sistema Multi Municipal então previsto para a região do Baixo-Mondego e Bairrada , para cuja empresa concessionária , de capitais públicos , passariam depois todos os activos que estavam então cedidos para a exploração pela actual concessionária , a Águas da Figueira ..
Como se iria resolver , em tal caso , o contrato com esta empresa local , nada ficou previsto.
Santana Lopes fazia gestão para o imediato , não para o médio ou longo prazo .
O protocolo celebrado com a AdP dispunha ainda que , no caso do Município da Figueira da Foz não integrar o tal sistema inter municipal previsto , então teria de devolver os 2 milhões de contos disponibilizados...

Onde iria agora a Câmara Municipal desencantar agora esses 2 milhões ( 10 milhões de Euros) , para devolver à Águas de Portugal? Ou a vultuosa verba que seria certamente necessário pagar à AdF para denunciar o contrato existente ?
Às receitas do seu Orçamento ? São quase todas gastas em despesas correntes, tais como festas, desfiles , concertos , romarias , inaugurações...
À banca ? Não pode . Ainda há 2 anos foi lá buscar 4 milhões de contos .
A fundos comunitários ? Esgotou a possibilidade de a eles recorrer.
Restava a hipótese do recurso à re negociação da concessão à AdF .
Foi o que teve de fazer.
Muito bem . Será aquela uma razão de peso , a não deixar muitas outras alternativas.
Agora, não se venha falar nas melhores condições do tarifário a médio prazo .
Isso está claramente por demonstrar .
E não é bonito fazer habilidades aritméticas para tal fim .

terça-feira, outubro 19, 2004

NAPOLEÃO DIXIT...

O Bloguitica refere que José Sócrates só tem que estar calado e quieto enquanto decorre o hara-kiri deste Governo .
E depois alude à frase atribuída a Napoleão :

“Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro”

DIZ – ME COM QUEM ANDAS ...

Para quem quis ver na televisão , o Ministros das Finanças , Bagão Félix , assistiu ao Benfica-Porto no camarote de honra do estádio da Luz , ao lado de Luís Filipe Vieira , presidente do glorioso SLB...
Esse mesmo personagem sinistro que , pouco depois, haveria de brindar o público português com aquelas imagens de uma ordinária peixeirada de insultos trocados com outra notável personagem da mesma laia , Pinto da Costa , a quem a comunicação social costuma tratar reverentemente com quatro nomes, Jorge Nuno Pinto da Costa ...
O Ministro Bagão Félix deveria saber que , hoje em dia , pessoas de bem sentem ( ou deviam sentir...) um grande incómodo , diria mesmo vergonha , em aparecerem junto de tais figuras do repelente sub-mundo do futebol .
O Ministro Bagão Félix não terá receio , ou pelo menos pudor , que os espectadores portugueses , ao verem tais imagens de convívio e cumplicidade , se lembrem do ditado popular “ diz-me com quem andas , dir-te-ei quem és...” ?

GABINETES E ASSESSORES EM VEZ DE VEREADORES ...

O Diário AS Beiras da passada 6ª feira publicou um aviso “ à população” do denominado Gabinete de Gestão de Trânsito , assinado pelo Delegado Municipal de Segurança e Trânsito .
Sabia da existência de um Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) , cujo máximo responsável é o Presidente da Câmara , mas cujas funções de comando directo estão delegadas no chamado Delegado do SMPC .
Certamente por andar distraído ignorava , contudo , que agora houvesse sido adoptada esta solução esdrúxula de criar um gabinete de Gestão do Transito .
O que sinceramente me causa muita estranheza e perplexidade .
Então as questões do trânsito não constituiam , desde há muito tempo , um Pelouro atribuído a um Vereador ? Pensava eu que sim .
O que terá o transito a ver directamente com Segurança ou Protecção Civil? Será esta dependente do sentido de transito das ruas , deste ou daquele lugar de estacionamento, da posição desta ou daquela passadeira para peões?...
E que necessidade imperiosa de coordenar uma coisa com as outras justifica tal solução ?
Qualquer dia teremos integradas no referido Gabinete de Gestão competências e responsabilidades nos domínios da segurança alimentar , da segurança no trabalho , da segurança pública , da segurança ambiental , da segurança marítima e aérea ( quando abrir o aeroporto...) , dos seguros , talvez , sei lá, da segurança financeira ou da segurança do Estado!...

domingo, outubro 17, 2004

O ESCURO SUB MUNDO DO FUTEBOL

Para o jogo Benfica-Porto deste domingo, foram colocadas em acção operações policiais organizadas com meticulosidade e características militares .
Qual operação de paz das Nações Unidas na Libéria , no Burundi ou no Sudão , para evitar que “desportistas” se lançassem em guerra uns contra outros .
Havia um elementos das forças de segurança por cada 54 espectadores !
Um racio que deveria ser mandado para o Guiness Book para efeitos de registo.
Os governantes portugueses irão continuar a dialogar e a conviver alegremente com os dirigentes deste sub-mundo do negócio do futebol?...

MÚSICA...

O Orçamento do Estado para 2005 é uma janela de oportunidades que se abre para as portuguesas e os portugueses”
(Santana Lopes na “comunicação “ ao país feita na passada semana ; se não foi exactamente aquilo, foi algo
muito parecido )

e ... RUIDO ...

“ Verdadeiramente decisivo é que este discurso laxista reduz a pó a contenção orçamental que Manuela Ferreira Leite protagonizou, é desajustado face à situação da economia portuguesa e dá sinais errados aos agentes económicos “
(Nicolau Santos, no EXPRESSO de sábado passado)

“ A Santana sobra em coragem o que lhe falta em credibilidade”
(Nicolau Santos, no EXPRESSO de sábado passado)


“ A janela de oportunidades que ele jura estar a abrir com o Orçamento de 2005 vai fazer uma corrente de ar perniciosa para a saúde da nossa débil e engripada economia . O Primeiro-ministro está disposto a tudo para ganhar as próximas eleições . Não se espantem se o virem na próxima campanha eleitoral a montar um elefante , imitando o seu amigo madeirense”
(Jorge Fiel, no EXPRESSO de sábado passado)

“ O que assusta no Governo é esta mistura explosiva de incompetência nata e impunidade total”
( Constança Cunha e Sá , revista SABADO da semana passada )

A mensagem essencial que o primeiro-ministro transmitiu aos portugueses é a antítese de tudo aquilo que deveria ter dito
( Editorial da revista SABADO da semana passada )

“ De facto , o dr. Pedro Santana Lopes porta-se como uma pessoa que não está segura de si. Exagera , passa a vida a lamentar-se de que toda a gente o persegue e depois desafia o sr. Presidente da Republica a pô-lo na rua . Isto é inédito .
( Vasco Pulido Valente, revista SABADO da semana passada )

“Bagão só conseguirá um défice de 3% se a economia crescer 4% . Quem pediu um mágico pràs Finanças ?
( Sérgio Figueiredo , revista SABADO da semana passada )

“ Não há maior prova de falta de confiança num Governo do que a total ausência de reacções favoráveis mesmo quando ele vem dar boas notícias”
( Fernando Madrinha , no EXPRESSO de sábado passado)

“ As promessas de Santana , não fossem destinadas ao lixo, arrasariam com as finanças nacionais num ápice”
( Alberto Gonçalves , na revista SABADO da semana passado)

ANTI CICLONE DOS AÇORES

A confirmarem-se as últimas previsões divulgadas , estaremos na presença de uma primeira , grande e inequívoca derrota política de Santana Lopes .
Lembremos que foi notório e descarado o envolvimento pessoal de Santana Lopes , de Paulo Portas e do seu governo , na campanha eleitoral para as eleições regionais dos Açores .

SONHOS E METAS

A entrevista prestada por uma Vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz ao Diario As Beiras da passada 6ª feira , tem nacos de prosa deliciosamente naïf , tal como quando “ (...) afirma que o seu grande sonho era ser vereadora , meta que estabeleceu para os 40 anos mas que acabou por se concretizar antes da data “
Um tom naïf que sobra , e uma ambição que falta ...Pois a próxima meta não poderá ser Ministra ? . Tal como aquele político de Coimbra ( hoje próspero homem de negócios...) que um dia telefonou ao Pai exclamando com indisfarçada alegria “ Pai !..sou Ministro! “ .
Já quanto ao futuro, parece revelar mais atrevimento , calculismo e pensamento estratégico... Quando adianta que “ se o futuro candidato do PSD à Câmara Municipal assim o entender , estarei disponível , desde que a equipa me satisfaça “...
Em linguagem simples, chama-se a isto chegar-se à frente ...
Já não é tão naïf assim...


sexta-feira, outubro 15, 2004


AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS E CAVACO SILVA

Com a entrada em cena de Santana Lopes como Primeiro Ministro , e com todas as trapalhadas e disparates com que ele tem brindado as portuguesas e os portugueses, desde então , deixou de se falar em eleições presidenciais .
Talvez porque paire nos espíritos uma vaga sensação de que ainda haverá legislativas antes.
Cavaco Silva será ou não candidato a Presidente da República?
Tenho os meus palpites e os meus cenários .
Sonhei com um deles , uma noite destas. Tem como pressuposto que o governo de Santana Lopes se aguenta até Junho de 2005 .
Vejamos então o tal cenário.
Para exasperação de Santana Lopes e seus acólitos , Cavaco Silva mantem-se enigmático até ao último momento , respondendo com evasivas, ou não respondendo mesmo aos apelos e pedidos que lhe são dirigidos pelo PPD-PSD para que se candidate .
Nas hostes da tribo santanista , cresce a ansiedade , deixando os seus sobas e súbditos à beira de um ataque de nervos .
Quase no limite do prazo , em conferência de imprensa convocada para o efeito, Cavaco Silva anuncia finalmente que se vai candidatar .
Faz a revelação no dia D .
No dia D+1 , Santana Lopes proclama , aliviado , que o PPD-PSD apoia a candidatura de Cavaco Silva.
No dia D+2 , Cavaco Silva dá a conhecer o seu mandatário , que é Manuela Ferreira Leite , e os membros da Comissão Política da sua candidatura , que são Marcelo Rebelo de Sousa, Ramalho Eanes , Marques Mendes , Miguel Veiga , Vasco da Graça Moura , Silva Peneda, Teresa Patricio Gouveia , e ... Pacheco Pereira...
É só um hipotético e especulativo cenário . Meio delirante talvez , e um tanto “marceloquiavélico” .
Mas não está mal achado , pois não?

quinta-feira, outubro 14, 2004

O FRACO REI...
A vergonhosa cena ocorrida ontem na Universidade de Coimbra , quando a sala dos actos solenes foi invadida por uma trintena de "corajosos" estudantes , não é mais do que o resultado da inacção e pusilanimidade demonstrados pelo Reitor da Universidade em situações semelhantes sucedidas num passado mais ou menos recente .
Já dizia Camões : " O fraco Rei faz fraca a forte gente"...


ARRANJO URBANÍSTICO “ À LA CARTE” ...


O arranjo urbanístico em acelerado curso no Largo Pereira das Neves , junto à sede do núcleo do Sporting na Figueira da Foz , tem todo o aspecto de ser feito com o objectivo determinante de beneficiar os interesses privados do restaurante que se encontra no local .
Isto porque a larga placa pedonal parece estar a ser reconstruida propositadamente para nela se instalar uma esplanada . Não estaremos perante uma situação comum de ser uma esplanada de um café ou um restaurante a instalar-se aproveitando uma placa ou um passei pre-existente .
O facto cria certamente um precedente, e não será bom para a imagem da Câmara Municipal . Especialmente se pensarmos em todos os antecedentes do abusivo, terceiro-mundista e polémico aproveitamento daquela área pelo mesmo restaurante , durante quase dois anos .

A pequena rotunda que estava naquele largo tinha sido reconstruída e beneficiada há menos de uma dezena de anos . O novo “arranjo” urbanístico não se afigurava , a meu ver , ser coisa muito prioritária e urgente . Os proprietários do referido restaurante terão decerto opinião contrária .

Fácil será reconhecer que , nas proximidades daquela zona , outras obras e arranjos urbanísticos seriam mais justificados e necessários .
Podemos citar três exemplos :
- a pendente entre a rua Gulbenkian e o parque de estacionamento situado no topo sul do Parque das Abadias , a qual está coberta de mato e cheia de lixo ;
- o piso da rua da Praia da Fonte , também junto da sede do núcleo do Sporting , que está em péssimo estado e frequentemente com perigosos buracos ;
- o piso da rua nascente do Jardim Municipal , onde se encontram os edifícios dos Correios e do Palácio de Justiça , também em muito mau estado , e que nunca foi objecto de qualquer beneficiação depois das obras de instalação de um colector de águas residuais .

Pela cidade fora , outros exemplos poderiam ser identificados .

Alguém disse que , em política , o que parece é.
Será um lugar comum , mas nem por isso deixará de ser verdade .
E , na generalidade , em política à escala municipal , o que parece muito, é mesmo...

quarta-feira, outubro 13, 2004

NOTICIA ANTIGA COM INTERESSE ACTUAL

Primeiro foi o Abrupto a recuperar esta notícia do Publico , datada de 1999 , depois o Bloguitica . Tem evidente interesse actual .


MÉTODOS PARA DOMAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL

Nós deixamos de receber comunicados da Câmara , deixamos de ser avisados das reuniões da Câmara , ou da eventual agenda que a Câmara teria , e que nos interessaria do ponto de vista da edição , porque as fontes de informação para nós não existiam .
Quase que fomos remetidos para uma clandestinidade informativa .
(...)
Notamos que havia da parte dos anunciantes um clima de medo. Sentimos que as pessoas tinham esse receio , por saberem que havendo uma relação hostil da Câmara em relação ao jornal , terem ali o seu anúncio seria serem conotados com o apoio comercial ao jornal , e que isso os prejudicaria na relação com a Câmara
. “

Passado a escrito a partir da entrevista falada dada à TSF por António Tavares , antigo director do semanário “ A Linha do Oeste” , da Figueira da Foz , que cessou publicação em 2001 , último ano do mandato de Santana Lopes na Câmara Municipal da Figueira .

terça-feira, outubro 12, 2004

O PODER LOCAL E A IMPRENSA REGIONAL

No regresso a casa , acabo de escutar na TSF um pequeno programa dedicado às pressões e constrangimentos , mais ou menos descarados , que o poder local exerce frequentemente junto da imprensa local e regional .
Foi entrevistado António Tavares , antigo director do extinto jornal “A Linha do Oeste” , que prestou testemunho sobre como Santana Lopes, enquanto Presidente da Câmara da Figueira da Foz , havido sido capaz de silenciar a voz incómoda daquele semanário , por dificuldades financeiras, cessou publicação pelos finais de 2001 .
Como , por exemplo, secou a publicidade institucional ( avisos , editais ...) e contribuiu para a criação de um clima de medo em alguns potenciais anunciadores privados .
Valeria a pena passar aquele programa a texto escrito , e dar-lhe amplificada estampa pública , para tentar convencer alguns mais cépticos .
Trata-se de um verdadeiro “case-study ” , a merecer a análise de estudiosos dos mecanismos para o poder domar e submeter a comunicação social .
A actualmente disponível aqui pela paróquia da Figueira da Foz e pela região centro , porta-se bem , exemplarmente, isto é , de forma reverente e submissa .
É um descanso ter uma imprensa assim...


BACALHAU A PATACO

Ao melhor estilo e modelo de encenação peronista , Santana Lopes veio prometer :
- baixar o IRS , sem explicar muito bem se vai compensar a baixa com outras receitas ou se , simplesmente, as receitas do Estado diminuirão por esse efeito ;
- aumentar salários da função pública e aumentar generosamente as pensões de reforma , sem explicar se vai cortar outras despesas correntes do Estado, e quais vai cortar
- fazer este milagre da multiplicação dos pães , sem com tal agravar o deficit das contas do Estado , cumprindo o compromisso dele não exceder os tais 3% do PIB...

Estamos perante uma variante do bacalhau a pataco dos tempos da 1ª República , a descoberta do complexo problema da quadratura do círculo , o encontro da fórmula mágica de se conseguir sol na eira e chuva no nabal .

Numa manobra de fuga para a frente , obcecado por preocupações do mais primário eleitoralismo , e colocando em prática o já conhecido princípio do “ depois se vê” , Santana Lopes promete tudo , o céu, a lua, a felicidade , a vida eterna ...
Para o custo das promessas caber no quadro orçamental , irá certamente fazer a habilidade de inventar e sobrestimar receitas , na má fé cega de que irá surgir um milagre económico , e que o produto irá crescer a não sei quantos por cento.

Foi o que fez na Figueira da Foz , na execução orçamental de 2001 , último ano do seu mandato como Presidente da Câmara , e já colocado na rampa para lançamento da sua candidatura à Câmara de Lisboa .

Lembremos como foi, em números redondos .
No orçamento para o ano de 2001 , inventou previsões de receitas no montante total de 17 milhões de contos. Mas na execução orçamental , só se conseguiram efectivamente arrecadar 11 milhões de contos na tesouraria municipal .
O pior é que , ao longo dessa execução orçamental , ele a sua obediente equipa fizeram cabimentar 15 milhões de contos , isto é , fizeram a Câmara Municipal tomar compromissos firmes de despesa de pelo menos 15 milhões de contos .
No final do exercício , faltavam obviamente 15 -11 = 4 milhões de contos .
Foi o buraco financeiro que deixou para o ano seguinte, para o novo elenco camarário.
Que este teve de tapar , mais ou menos em situação de emergência , com recurso a empréstimos à banca de 4 milhões de contos.

domingo, outubro 10, 2004

IR COM OS TANQUES À QUINTA , BUSCAR A SUPERTIA

(...) podia-se levar a coisa até ao fim e deixá-los lá eternamente presos , deitar a chave da quinta ao mar , rodear aquilo de arame farpado e minas armadilhas (... )
A TVI que pense nisso , mas que não se esqueça de impedir o dr. Portas de ir lá com os tanques buscar a “supertia” .
O ministro foi publicamente a um bar desejar felicidades à “supertia” antes da ida para a quinta , num gesto de subtil bom gosto.
Ah! Meu bom Macário Correia , como te deves sentir vingado!...


(in “ A celebridade do lixo” , crónica de Pacheco Pereira, no “Sábado” de ontem)

APOIO A SANTANA LOPES

É de estranhar não ter havido até ao momento nenhuma manifestação pública de apoio e de solidariedade a Santana Lopes , dos seus muitos prosélitas e prosélitos que abundam aqui pela paróquia figueirense .
Por onde andarão os paroquianos locais que cantam salmos de louvor e adoração a Santana Lopes , que gabam as suas extraordinárias qualidades de insigne estadista , que dão o seu nome ao Centro de Artes e Espectáculos, que o recebem com vénias e grandíloquos discursos, que lhe entregam a chave de ouro da cidade ?
Então nesta altura em que Santana Lopes e o seu governo estão a ser acossados, e alvos de cerrada crítica e de insidiosa campanha por parte das oposições, por parte de políticos históricos do PSD ( em particular Cavaco Silva ) , por parte de personalidades independentes acima de toda a suspeita , por parte da maquiavélica figura do Prof . Rebelo de Sousa , por parte da comunicação social , por parte de todos ( sim...todos) os observadores e comentadores políticos, nem sequer um singelo telegrama ou uma moção de repúdio é dado ao conhecimento do público , co’s diabos?
Estou em crer que muito brevemente os aparatchiques do PSD , perdão do PPD-PSD , locais e nacionais , se vão lançar a terreiro em defesa do querido líder .
Irão chover as moções e os telegramas de apoio a Santana Lopes .
Não tardará nada e Pereira Coelho vai certamente dar instruções e orientações aos santanistas aqui desta paróquia da foz do Mondego .
E estes irão estar na primeira linha . Podem crer .

sábado, outubro 09, 2004

OLA GENTE

O Diário As Beiras tem , à 6ª feira , um suplemento que dá pelo muito imaginativo nome de Ola Gente .
Ontem , esse suplemento publicava uma vasta reportagem fotográfica com uma dúzia de fotografias , mais ou menos de modelo “jetessético”, tiradas no CAE da Figueira da Foz quando da representação da ópera La Boheme realizada na 5ª feira da semana passada , na sequência do memorável cerimónia de beija mão e entrega a Santana Lopes da chave da cidade .
Curioso ,e até um pouco estranho , é o facto da grande maioria das senhoras nas fotografias terem o cabelo louro ou alourado...
Poderá ser a moda dominante .
Também há uma foto onde aparece junto do Primeiro Ministro um senhor louro, João Paulo Velez, creio que assessor de imagem e comunicação de Santana Lopes. Pago a preço de ouro , ao que se diz na maledicente comunicação social portuguesa , obvia e maquiavelicamente orquestrada por Marcelo Rebelo de Sousa ...

BLOCO CENTRAL DE INTERESSES

Numa altura em que se tornam mais patentes os contornos da prática política do santanismo populista , suscita-me grande perplexidade o facto do PS participar com o PSD e o PP numa lista conjunta para a Assembleia da Área Metropolitana de Coimbra .
A nível regional , fez assim ressurgir o bloco central , episodicamente , espera-se . Desta feita também alargado ao partido de Paulo Portas .
Havia necessidade? Não havia , no plano da pura política , que deve ser feita com clarificadora transparência . Talvez houvesse no domínio da política dos interesses do PS . Mau sinal...
Nem o País , nem a putativa inutilidade que será essa coisa que dá pelo nome de Área Metropolitana de Coimbra , estavam a passar por grave crise que eventualmente tornasse indispensável uma espécie de União Sagrada .
Por isso terei de concordar com Nelson Fernandes quando declara que “ (...) o PS ao fazer um acordo por debaixo da mesa saiu mal deste processo “ .
Como se viu .
Mas pior ainda saiu o PSD , perdão o PPD-PSD , que perdeu assim a maioria absoluta na Assembleia da tal Área Metroplitana de Coimbra .

sexta-feira, outubro 08, 2004


CONTRADITÓRIO

O ContraInformação ( quando será calado?...) ironizava ontem que Santana Lopes , quando era comentador solitário da SIC ( o que aliás não aconteceu por muito tempo ) cumpria religiosamente o princípio do contraditório.
Isto porque ora dizia uma coisa , ora logo a seguir a contradizia .


A PRESSÃO EM DUAS FASES

Em entrevista ontem concedida à SIC Notícias , Pacheco Pereira anotava , com a sua habitual meridiana clareza , que toda esta preocupante história Rebelo de Sousa-TVI tem duas fases distintas.
Na primeira , ocorrem as destrambalhadas acusações do ministro Gomes da Silva .
Pelo seu conteúdo , pelos termos e expressões nunca antes ouvidas quando um governante criticava as televisões , pelo tom ameaçador , pelo apelo à intervenção da AACS , pelo facto de ser um ministro a falar , conferindo peso institucional às suas declarações , estas configuram , objectivamente , e sem margem para dúvidas , uma intolerável pressão sobre a TVI .
Por isso, no mínimo , o ministro Gomes da Silva deveria demitir-se ou ser demitido.
Se a fala do ministro foi ou não concertada com o Primeiro Ministro , isso já será questão de fé . Eu acredito que foi . Mas não será fácil prová-lo , como é óbvio .
Na segunda fase ,ocorreu a entrevista entre o dono da TVI e Marcelo Rebelo de Sousa , e o estrondoso anúncio do seu afastamento ..
Agora , importaria apurar , com objectividade , se o que se passou foi realmente consequência de outras pressões sobre a TVI , desta vez mais directas e claras , por parte de Santana Lopes e/ou algum dos seus ministros .
Só que também isto será difícil de provar , sendo portanto uma questão de fé.
Eu acredito que houve de facto essas pressões , por verificar abundarem os indícios comprovativos .
Um deles , apontado com argúcia por Pacheco Pereira , é o facto da TVI não ter reagido de imediato à provocação do ministro . Seria uma questão de ética , como referiu Pacheco Pereira , a TVI ter saído logo a terreiro, em defesa de um dos seus colaboradores e em defesa da sua independência como meio de comunicação social . Como porventura teria feito a SIC , a exemplo do que já aconteceu noutras situações , envolvendo muito menor gravidade .
De qualquer forma , alguns dos “ses...” expressos por Cavaco Silva , e ontem curiosamente também repetidos por Dias Loureiro no debate realizado na RTP 2 , quando declara que “(...) se tiver havido pressão , então é muito grave!...” , não terão justificação.
É que pressões foram de facto exercidas , à vista de toda a gente , pelo menos na primeira fase do processo , por Gomes da Silva , ministro, amigo e já antigo homem de mão de Santana Lopes .
Tanto basta para que todo o comportamento do ministro seja considerado extremamente grave , e para que seja indispensável a sua demissão . Pelo menos...

quinta-feira, outubro 07, 2004

ONDAS DE CHOQUE E RESSONÂNCIA

À saída da sua reunião com o Presidente da República, Santana Lopes mostrava evidentes sinais de nervosismo . Respondeu crispado e irritado às questões dos jornalistas . Fugindo às questões , procurou refugiar-se nos domínios da demagogia , onde pensa ser exímio .
E disse, por exemplo, com aquele ar solene de génio iluminado que quase sempre coloca na sua mediática expressão facial :
Fazer um caso disto , é ofender Portugal
Olhe, eu tenho é que decidir se vou diminuir os impostos , se posso aumentar um pouco as pensões” .
Eu tenho é de governar Portugal , e é isso que quero fazer “.

As ondas de choque da intervenção do ministro Gomes da Silva , fazendo uma pressão intolerável sobre a TVI e sobre a Alta Autoridade para a Comunicação Social , estão para durar e ser ampliadas.
Cavaco Silva veio agora também a terreiro .
Ainda cauteloso , e colocando uma série de ses , não deixou de dizer que “ (...) então estamos perante um caso muito muito grave “.
Imediatamente antes , declarara : “ Lamento o afastamento do Prof Rebelo de Sousa . Quando podia, escutava-o , porque as suas análises tinham muita qualidade” .

Com esta entrada em cena de Cavaco Silva , as ondas de choque que estão a atingir e a preocupar Santana Lopes , poderão mesmo entrar em regime de ressonância .


CIRCO E VITIMIZAÇÃO

Lido hoje no editorial da Capital , assinado por Luís Osório :

O póquer total

Pedro Santana Lopes começou a executar o único plano que lhe pode garantir uma hipótese de sobrevivência política. Um plano que tem como objectivo principal a queda do seu governo às mãos do Presidente da República e a sua posterior vitimização, na qual é um temível especialista. O primeiro-ministro sabe que, nas actuais circunstâncias, jamais poderá evitar uma vitória esmagadora do Partido Socialista se levar a sua governação até ao fim do mandato. A profusão de escândalos e incompetências, aliada a uma ausência de legitimidade política e à desconfiança crescente de Jorge Sampaio e da opinião pública, condená-lo-ia a uma derrota amarga e lenta, um insucesso do qual dificilmente se recomporia. Santana Lopes, qual artista de circo, joga assim com os trunfos que lhe restam. Provoca o Presidente da República com a instauração de uma censura directa às opiniões de Marcelo Rebelo de Sousa, ex-presidente do seu próprio partido. De um único golpe toca num valor sagrado para Sampaio e corporiza essa detracção na figura do homem que o Presidente gostaria de ter visto como primeiro-ministro antes da imposição do seu próprio nome pelas bases do PSD. Nesta jogada radical pensa que terá uma maior hipótese de resistir às dificuldades. Não deixa José Sócrates e o aparelho socialista ganhar balanço, e dirá aos portugueses que o Presidente da República lhe condicionou desde o princípio a sua governação e, se for caso disso, acusará o Partido Popular de ser uma força de bloqueio. Pedro Santana Lopes acredita que sozinho, tendo como únicos fiéis as bases e os apparatchiks que o seguem para todo o lado, poderá falar cara a cara com os portugueses e assim convencê-los de que merece ter a oportunidade de poder governar com condições de liberdade e em pleno direito.

CONTEXTO
Lido, já ontem , no Blasfemia :


Para se entender melhor o recente "ataque", recorda-se que o Estado é o único proprietário da RTP, cuja empresa é detentora dos canais RTP1, RTP2, RTPN, RTP Internacional, RTP África, RTP Açores e RTP Madeira.
É também proprietário da RDP a qual tem os canais RDP1, Antena 2, Antena 3, RDP África e RDP Internacional.O Estado é ainda accionista maioritário da agência Lusa e nomeia o presidente do CA da Portugal Telecom, que por sua vez detêm o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias e a TSF, o Jornal do Fundão e uma participação no Diário de Notícias da Madeira.
Faz ainda parte do universo empresarial da PT a principal rede de televisão por cabo a nível nacional, a TVcabo, as linhas telefónicas de rede fixa, a principal operadora de telemóveis do país, o portal mais visitado da internet....
Falaram em Berlusconi?

Leitura recomendada : Democracia a saque


COMENTADORES EM TOTAL SINTONIA


Nunca tal eu vira antes.
Pela primeira vez em muitos anos , no debate Quadratura do Círculo de ontem , da SIC Notícias , programa sucessor do “Flash back” da TSF , os três comentadores, Pacheco Pereira , José Magalhães e Lobo Xavier , estiveram de acordo e em completa sintonia de opiniões.
Foi quando criticaram , de forma unânime e severamente negativa , o inaudito ataque verbal
a Marcelo Rebelo de Sousa feito pelo Ministro Gomes da Silva , seguramente a mando de Santana Lopes.
Na altura do debate , os comentadores ainda não tinham conhecimento dos últimos acontecimentos , em especial do afastamento de Rebelo de Sousa do seu comentário dominical na TVI .
Não me admirava nada que Gomes da Silva tivesse os seus dias contados enquanto Ministro .
Santana Lopes , para sobreviver , não se coibirá de sacrificar o seu dedicado amigo .
Em tal caso, este não tem de se preocupar. Terá certamente direito a uma mordomia na Administração de uma qualquer empresa pública .

quarta-feira, outubro 06, 2004


OS INTERESSES DO GRUPO MEDIA CAPITAL ...

Acabo de ler no Bloguitica :

(...)
Em primeiro lugar, o comentador dominical da TVI deixa bem claro que Paes do Amaral vergou perante as pressões de Pedro Santana Lopes. O presidente da Media Capital solicitou uma conversa com Marcelo Rebelo de Sousa que não foi certamente para discutir fait-divers.Em segundo lugar, Marcelo Rebelo de Sousa deixa bem claro que sempre comentou livremente na TVI. Infere-se das suas palavras que agora não o poderá continuar a fazer, precisamente devido à interferência de Paes do Amaral e de... Santana Lopes!Não é difícil compreender as razões que levaram Paes do Amaral a vergar perante Santana Lopes. Os interesses do grupo Media Capital não podem ser prejudicados. Paes do Amaral é um empresário com interesses na comunicação social e não só. O que ele fez foi tentar controlar os danos. Infelizmente, ao contrário de Francisco Pinto Balsemão, que já perdeu muito dinheiro não cedendo a pressões diversas, em especial de poderosos anunciantes, Paes do Amaral mostrou ser um homem pequenino.Mas o principal derrotado foi Pedro Santana Lopes.Hoje ficou claramente demonstrado que o rei vai nu e que o primeiro-ministro é um democrata com pés de barro. Por outras palavras, hoje ficou claramente demonstrado que Santana Lopes utiliza a comunicação social, mas não tolera que os seus adversários o façam.Um democrata à la carte.
Vamos ter o resto da semana preenchido com as ondas de choque deste facto político...
Marcelo Rebelo de Sousa sabe muito disto!....


MUITO PREOCUPANTE!...

A atmosfera política está a ficar muito preocupante.
O QuintoPoder fala agora a sério...
Se não acreditam, vejam só esta notícia acabada de ser dada no PUBLICO “on-line” :

Marcelo Rebelo de Sousa abandona TVI após conversa com Paes do Amaral

O ex-presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa anunciou hoje que vai deixar de fazer comentários na TVI, na sequência de uma reunião a pedido de Miguel Paes do Amaral, presidente da Media Capital."Na sequência de uma conversa da iniciativa do presidente da Media Capital, Miguel Paes do Amaral, decidi cessar, de imediato, a colaboração na TVI, a qual sempre pude livremente conceber e executar durante quatro anos e meio", declarou Marcelo Rebelo de Sousa à agência Lusa.Marcelo Rebelo de Sousa fazia comentários políticos aos domingos no Jornal Nacional da TVI desde 13 de Maio de 2000.


Talvez tenha chegado a altura do Presidente da República intervir .
Sem rodriguinhos verbais e sem equívocos.


O CONTRADITÓRIO

Como o QuintoPoder não deseja ser chamado à pedra , nem pelo ministro Gomes da Silva , nem pela Alta Autoridade para a Comunicação Social , desde já se informa os leitores , reais ou putativos ( sem ofensa...) , que o QuintoPoder está aberto ao contraditório.
Se escreverem para o endereço de e-mail indicado no canto superior direito desta página , fica prometido que os seus comentários serão publicados.
Serão censurados apenas os termos , palavras e expressões que ofendam a moral cristã , atentem gravemente contra a dignidade do Estado e dos seus governantes , sejam de pura maledicência , sejam susceptíveis de criar alarme social , ou prossigam inconfessáveis fins subversivos. Pra já!...


BERLUSCONIZAÇÃO ESTATAL

O editorial do PUBLICO de hoje refere-se ao perigo de “berlusconização estatal “ da comunicação social portuguesa , de que poderia ser um primeiro afloramento a pateta censura e velada ameaça feita a Marcelo Rebelo de Sousa pelo inefável ministro Gomes da Silva .
Em confronto com a propensão censória por ele demonstrada , importará recordar a posição de Pinto Balsemão quando foi Primeiro-Ministro .
O seu governo era severa e impediosamente criticado pelo Expresso , de que era proprietário .
Não obstante , honra lhe seja , nunca ele tentou silenciar essas críticas nem sequer para tal moveu influências . E era fácil fazê-lo...
São os próprios jornalistas do Expresso a testemunhá-lo .
Também na política há verdadeiros senhores e pigmeus.


A VIRTUAL CHAVE DE OURO

Segundo informa o Amicus Ficaria , Santana Lopes não é ainda detentor , a título oficial , da chave de ouro da Figueira da Foz . Por enquanto é só virtual .
Apesar do Primeiro Ministro ter referido , no seu comovido discurso , que a decisão havia sido tomada por unanimidade pela Câmara Municipal . Não terá pensado bem , antes de o dizer ?
O assunto não foi agendado nem discutido em sede própria , isto é , em sessão camarária . Consequentemente , nenhuma deliberação foi até ao momento tomada pela Câmara Municipal . Nessas condições , a entrega física da chave foi abusiva .
Quando for deliberado, como certamente será , não tenho dúvida , os Vereadores vão limitar-se a votar um facto consumado .
E irão todos aprovar a decisão , colaborando assim em mais acção de propaganda do populismo santanista , em que foi transformado um simples acto de assinatura do contrato de concessão de uma auto estrada?

terça-feira, outubro 05, 2004

A VISITA DE SUA EXCELÊNCIA E O BEIJA MÃO

Segundo conta quem viu , o espectáculo do beija mão a Santana Lopes , em que se transformou a recepção ao Primeiro Ministro , na passada 5ª feira , foi algo de memorável , no sentido de trazer à memória velhos tempos de há 30 anos .
A cerimónia estava para ser apenas uma recepção seguida da assinatura de um contrato de concessão da auto-estrada .
Assim rezavam os convites públicos e privados feitos pelo Presidente da Câmara a diversas individualidades da terra ( puxa !...que o nome fica mesmo bem!...) em particular , e à população ( é assim que soe dizer-se...) em geral.
Com este pretexto , encheu-se assim o salão nobre . Mas a sessão logo se transformou na surpreendente entrega da chave de ouro , ou seja, num verdadeiro beija mão .
Habilidoso, não acham?
Para ali convergiram muitos e muitos membros do governo, entre ministros e secretários de estado, chegados em muitos carrões pretos e topo de gama , muitos altos funcionários da administração pública e até alguns administradores de empresas públicas , nomeados pelo governo de Santana Lopes, como Miguel de Almeida e Aguiar de Carvalho .
Era grande o aparato policial , com mais de uma dezena de gorilas e seguranças , e até duas ou três carrinhas com policias do corpo de intervenção.
Não faltaram , é claro , os ranchos folclóricos e muitos dirigentes das chamadas colectividades locais , certamente interessados em serem vistos , sobretudo pelo vereador Martins de Oliveira , que é quem costuma de vez em quando entregar o chequezinho...
E muitos populares...
O Primeiro Ministro chegou com quase uma hora de atraso . Mas toda a gente aguentou ali, corajosamente, de pé firme...
Deve ter sido um espectáculo digno de ser filmado por um António Lopes Ribeiro ou por um cineasta do género, ao serviço de António Ferro!...

QUATRO EX-PRESIDENTES E A ENTREGA DA CHAVE DE OURO

Afinal, aquilo em que eu não acreditava ( ver post do passado sábado) sucedeu mesmo .
Depois de ler o Diario As Beiras de 6ª feira , soube que o 4º ex-presidente da Câmara da Figueira da Foz que acompanhou o actual Presidente, na entrega da chave de ouro da cidade a Santana Lopes , foi realmente Joaquim Sousa .
Estou verdadeiramente surpreendido .
E tenho de , com pena , exprimir a minha mágoa e o meu desapontamento .

A VOZ DO DONO OU O MINISTRO CENSOR


Hoje, 5 de Outubro no ABRUPTO :

Trata-se nem mais nem menos do que denunciar algo que numa democracia sempre seria tido como muito grave: um apelo de responsabilidade do Primeiro-ministro, via Ministro dos Assuntos Parlamentares, à utilização do aparelho de Estado para punir um delito de opinião de um comentador político, que fala numa televisão privada, em moldes que só a ambos dizem respeito, à TVI e a Marcelo Rebelo de Sousa. É de liberdade de expressão que se trata, e isso por si só justificaria a demissão do ministro

Hoje , 5 de Outubro, no Portugal dos Pequeninos :

Rui Gomes da Silva é amigo de Santana Lopes e dos íntimos. Esta patriótica circunstância fez dele ministro dos Assuntos Parlamentares em substituição de Luís Marques Mendes, por sinal o único que levou a sério o que andava a fazer. Na dupla qualidade de membro do governo do amigo e de amigo daquele amigo, Gomes da Silva veio defender a mordaça para Marcelo Rebelo de Sousa. Incomodado com a acutilância marcelista, este valente democrata sugeriu já uma intervenção da insigne inutilidade pública que dá pelo nome de Alta Autoridade para a Comunicação Social. Segundo Silva, Marcelo destila o "comentário do ódio" e, sozinho, é pior do que toda a oposição junta. Vai daí, Silva entende que a "desfaçatez" de Marcelo deve ser sumariamente controlada quando não mesmo silenciada, a bem da Nação e deste governo de "coragem" (sic). Silva e Marcelo, embora não pareça, são do mesmo partido, o PPD/PSD. Entre eles, contudo, há uma abissal diferença. Silva comporta-se como um serventuário caciqueiro que naturalmente espera que digam do Chefe aquilo que o Chefe, ou ele, esperam ouvir. Marcelo, infinitamente mais subtil e a milhas de ser uma pura nulidade política, ainda é um homem livre. Este "evangelho segundo Silva" é uma pequena mas significativa demonstração da religião oficial destinada a ungir uma só pessoa. Depois não digam que não avisámos.


Hoje , 5 de Outubro, no Bloguitica :

A blogosfera está a centrar em excesso as atenções nas declarações de Rui Gomes da Silva e a poupar, inadvertidamente, Pedro Santana Lopes.Por outras palavras, está a ocorrer uma sessão de tiro no alvo errado. Rui Gomes da Silva é apenas a marionete que diz aquilo que o ventríloco Pedro Santana Lopes quer que ele diga.Ora, quando o ventríloco é mau, a culpa não é da marionete, pois não?Repito aquilo que afirmei no Post 1976: quem está a liderar a campanha contra Marcelo Rebelo de Sousa não é Rui Gomes da Silva, mas sim o próprio gabinete de Pedro Santana Lopes.O que, por sua vez, levanta uma outra questão: alguém acha que o primeiro-ministro não tem conhecimento do que se está a passar?

O Ministro Gomes da Silva , um dos homens de mão de Santana Lopes, não tem o sentido do ridículo . Agora deu-lhe para propor uma queixa à Alta Autoridade por causa das crónicas de Rebelo de Sousa!. Se Gomes da Silva tivesse poder para isso , decerto trataria de repor a censura...Felizmente que para já não vai tendo...Mas sei lá se um dia nao podera vir a ter!


Estou a fazer experiencias....Parece que já terei acertado.
Aproveitei esta foto , para celebrar o 5 de Outubro. Quem sabe se um dia não teremos novamente de começar a celebrar de novo o 5 de Outubro com jantares-reuniões meio permitidas pelo governador civil e controladas por vultos passeando-se pela zonas proximas do restaurante . Como as coisas estão ficar!...

segunda-feira, outubro 04, 2004


ESTILOS LITERÁRIOS

Descrevendo a recepção prestada a Santana Lopes nos Paços do Concelho da Figueira da Foz , noticiava o Diário As Beiras na passada 6ª feira .

Foi uma Figueira da Foz engalanada que recebeu o actual primeiro-ministro e ex-presidente do Município figueirense . A presença de muitas individualidades locais e regionais tornaram pequeno o Salão Nobre dos Paços do Concelho .


Quem se der ao trabalho de consultar o Diário de Notícias ( ou mesmo o Diário da Manhã ) dos anos 50 e 60 , seguramente encontrará nacos de prosa semelhante àquela , a descrever visitas do então Venerando Chefe de Estado às várias terras portuguesas que sempre visitava , e em que sempre discursava ...

Mais adiante, o mesmo diário regional e oficioso ( tão oficioso quanto o era o Diário de Notícias...) escrevia com encantadora ternura :

Com os olhos rasos de água , Santana afirmou que esta distinção foi um segredo bem guardado .

A versão difere um pouco da dada no PUBLICO . Neste jornal, escreveu-se na edição da mesma 6ª feira :

(...) um aplauso prolongado das pessoas que se encontravam na sala e ao qual Santana respondeu limpando uma ou duas lágrimas” .

Em qual das versões acreditar? Foi só una furtiva lacrima , ou Santana Lopes ficou mesmo com os olhos rasos de água?...
Aqui está um tema para uma estimulante polémica!...


OBSESSÕES

Ainda recuperando leituras atrasadas pelas férias , quero registar as seguintes partes da crónica “Bilhete Postal” de Maria João Avilez , no EXPRESSO do passado dia 25 de Setembro :

(...) Em primeiro lugar porque o PSD misteriosamente se eclipsou permitindo (como?porquê?) a quase exclusiva ocupação da cena política pelo PP ( veja-se só a extraordinária nomeação de Celeste Cardona para a CGD e pior, o péssimo sinal que ela emite! ).

(...)

(...) De tal forma que Bagão Félix chegou ao ponto de nos elucidar sobre as suas obsessões negando logo que a do défice fosse uma delas e com isso abrindo automaticamente a porta ao que o português mais aprecia e pratica : a facilidade, o deixa andar , o logo se vê .


FUTUROLOGIA POLITICA ...

Não sou habitual leitor de O INDEPENDENTE . Na 6ª feira passada , a ânsia de ler notícias da pátria era tão grande que até o adquiri .
Chamou-me a atenção uma interessante crónica assinada por Domingos Amaral com o título “Sampaio ainda conta” , que acho por bem reproduzir :


Ao contrário do que diz muita esquerda , agastada e raivosa com a atitude do Presidente de nomear Santana Lopes primeiro-ministro , Sampaio ainda conta.
Se , no início do Verão , o Presidente tivesse escolhido a dissolução , aí é que tinha acabado .
Assim, guardou o às de trunfo na mão , podendo jogá-lo mais tarde .
É preciso recordar que até seis meses antes das presidenciais ( até Junho ou Julho de 2005) , o Presidente da República . Eanes fez isso mesmo , o que permitiu a Cavaco a sua primeira vitória , ainda minoritária .
E , apenas uns meses depois , o cenário político do País já mudou . Antes de Verão , o PS estava muito fragilizado na sua liderança . Recusar a nomeação de Santana era colocá-lo no papel de vítima , de rejeitado, e era o caminho mais certo para uma vitória eleitoral do PSD . Se Sampaio tivesse dissolvido no Verão , quem iria votar no moribundo Ferro Rodrigues ?
Agora , as coisas estão diferentes . Como primeiro ministro , a aura popular de Santana tem vindo a empalidecer . A sua errática política de comunicação , a sua imprevisibilidade , baralham as pessoas e mesmo os ministros. O Governo, apesar de alguns bons valores, dá uma ideia de um barco desconjuntado , se não à deriva pelo menos em bolandas. Há ministros já feridos na sua credibilidade : Carmo Seabra por causa dos computadores , Nobre Guedes por causa da vaidade e da casinha na Arrábida . O País assiste , entre o perplexo e o indignado , a uma sensação estranha de descomando e desorientação .
Entretanto, à esquerda , Sócrates é o novo líder do PS , com uma adicional legitimidade que lhe vem da esmagadora vitória que teve entre os militantes . Embora o seu carisma não seja entusiasmante nem as suas ideias brilhantes , a verdade é que o País o considera de confiança .
Portanto, tudo prontinho para a dissolução . Daqui até Junho , Sampaio mandará sinais – como já mandou sobre as taxas moderadoras – fará ameaças veladas , pressão, e o Governo continuará a patinar até ao momento em que o Presidente decida agir . Fará cair o cutelo , dissolvendo a Assembleia , devolvendo Santana e Portas à oposição e entregando o poder de mão beijada ao PS e a Sócrates.
Futurologia? Veremos...


A este propósito , sugiro aos leitores mais atentos e com mais paciência , que confrontem o texto acima reproduzido com o conteúdo de um post aqui publicado no QuintoPoder , em Julho passado .

domingo, outubro 03, 2004

POPULISMO E CLIENTELISMO

Na ronda de actualização pelos blogs habitualmente lidos, dei com um do ABRUPTO , de 20 de Setembro , recuperando um post do mesmo blog escrito por Pacheco Pereira em Agosto passado :


"Existe em certos sectores da direita e da esquerda intelectual portuguesa a ilusão que um governo Santana Lopes será um governo que prosseguirá políticas liberais, ou, como pejorativamente agora se diz, “neo-liberais”. Enganam-se completamente. Se há coisa que em Portugal sofrerá com o populismo é o discurso genuinamente liberal. O populismo é nacionalista, defensor da closed shop, “social” e clientelar. O populismo será alicerçado em duas coisas muito próximas na vida política portuguesa: um discurso social, que pode mesmo chegar a ser socializante, e na gestão de clientelas. É uma fórmula muito eficaz em Portugal, potenciada agora pela forma como actuam os media."

OS DESEMPENHOS DAS ESCOLAS E AS SUAS RAZÕES

No ranking de um universo de 554 escolas secundárias , este fim de semana publicado pelo EXPRESSO , a Escola Secundária Joaquim de Carvalho, da Figueira da Foz, ficou relativamente bem colocada no 32º lugar ( o 3º melhor do distrito de Coimbra) , o que apraz registar .
Das outras 2 escolas da Figueira da Foz , a Cristina Torres e a Bernardino Machado , ficaram nas posições 109 e 261 , respectivamente .
Salvo erro , esta posição relativa das 3 escolas já se verificara no ano passado.
Interessava seguramente apurar melhor as razões das diferenças daqueles resultados .
Serão meramente razões ligadas aos perfis sócio-económico-culturais dos alunos e das suas famílias ?
Ou haverá explicações relacionadas , por exemplo, com a competência e o desempenho dos respectivos corpos docentes e/ou dos respectivos conselhos directivos?

BOM É TER SIDO MINISTRO ...

No meu percurso pelas leituras atrasadas , após as férias, registo este escrito de Nicolau Santos , no Expresso de 25 de Setembro :

Na quinta feira , o ministro das Finanças passou a factura : nomeou a ex-ministra da Justiça, Celeste Cardona, para administradora da CGD , não se sabe a que despropósito – e fragilizou desde logo Vítor Martins e a nova administração .
Até agora a CGD era governada pelo centrão político , mas através de pessoas reconhecidamente da banca . A partir de agora, a administração da CGD é também um depositário de pessoal político e um meio de pagamentos de favores a maus ministros .


No tempo da ditadura de Salazar murmurava-se, em surdina, claro, que o bom não era ser ministro ; o bom realmente era ter sido ministro .
Sobre esta verdade , pouco mudou , como demonstra o exemplo de clientelismo despudorado da nomeação daquela militante dedicada do CDS-PP .
Mudaram só as moscas...

Ainda a propósito do mesmo caso , sei que Rebelo de Sousa , na sua crónica dos domingos , chamou a atenção para a diferença de dois comportamentos .
Depois de ter tido no passado outras importantes funções governativas , Manuela Ferreira Leite foi Ministra das Finanças . Antes era um quadro superior do Banco de Portugal , e para lá voltou.
Celeste Cardona era deputada , foi Ministra da Justiça . Depois de abandonar estas funções é premiada com aquela mordomia de Administradora da CGD .

sábado, outubro 02, 2004

CLARIFICAÇÃO

Em reacção ao discurso de Jaime Gama , Helena Roseta , no seu estilo meio abespinhado, veio pedir mais clarificação .
Diz não perceber qual é o autêntico espírito da moção . Se o que subjaz ao discurso de ontem de José Sócrates , se o que se pode depreender do discurso de hoje de Jaime Gama .
Venha pois a pedida e inequívoca clarificação.
Isto vai animar e apimentar o debate no Congresso . Ainda bem .

A MOÇÃO APRESENTADA POR JAIME GAMA

Se a vitória esmagadora de José Sócrates nas eleições para Secretário Geral do PS foi uma boa notícia para Portugal , a colocação de Jaime Gama como primeiro nome da lista de José Sócrates para a Comissão Nacional , logo seguido por António Vitorino é uma notícia excelente .
Este facto tem um óbvio e muito positivo significado político .
Acabo de ver e ouvir na SIC Notícias o discurso de Jaime Gama no Congresso do PS .
Um excelente discurso , directo, linear , claro e clarificador , deixando entrever Jaime Gama como um dos “maitres à penser” determinantes da nova política e da nova prática do Partido Socialista liderado por José Sócrates .
Assim seja . A bem de Portugal .

OS QUATRO EX-PRESIDENTES...

Passar umas duas semanas fora das fronteiras da pátria e desta provinciana terrinha , permite voltar a colocar ambos na devida perspectiva .
O pior é quando se regressa e quando se dá logo de caras , com perplexidade e alguma náusea , com uma notícia do PUBLICO de ontem 6ª feira , sob o título “ Santana Lopes pede estado de graça “ , e a certa altura rezando assim :


Santana Lopes fez aquelas declarações a propósito da surpresa de que foi alvo - a oferta , pelo actual e por quatro ex-presidentes da câmara ( entre os quais socialistas ) da “chave de ouro da cidade” pelos serviços prestados enquanto presidiu (...) “ à autarquia da Figueira da Foz , leia-se .

Puxei pela memória . Recuando no tempo, e antes do próprio Santana Lopes, consigo inventariar como ex-presidentes da Câmara da Figueira : Aguiar de Carvalho, Joaquim Sousa , José Manuel Leite , Maria Judite de Abreu , Jorge de Pinho , Coelho Jordão e Pedrosa Veríssimo .
Destes , quais serão os quatro ? Um deverá ser Aguiar de Carvalho . Não me espanta , por razões óbvias . Faltam três. Será natural que dois outros sejam Coelho Jordão e Pedrosa Veríssimo , também por razões óbvias .
Quem será o quarto?
Do que dele conheço e sei, não consigo de modo algum imaginar Joaquim Sousa a aceitar participar em tal lamentável , provinciana e descarada acção de propaganda do populismo santanista .
Por isso me recuso a acreditar que o 4º ex-presidente mencionado seja o de Joaquim Sousa.
Quem será então? Permanece para mim o mistério e aumenta a minha curiosidade .

A Câmara Municipal da Figueira da Foz podia e pode atribuir as chaves ou as medalhas que quiser , a quem quiser e lhe apetecer , incluindo a Santana Lopes .
Com acrescida justificação ainda quando , como é o caso , o actual Presidente da Câmara e a actual maioria camarária se devem sentir plenamente identificados com a prática do populismo santanista , e porventura se consideram dele herdeiros na Figueira da Foz .
Para quê então o demagógico procedimento de associar à subserviente homenagem , os nomes e as caras de mais ex-presidentes , os quais apenas se representam e se comprometem a si mesmos e nunca , de modo algum , aos executivos a que presidiram?
Reza ainda a notícia do PUBLICO que Santana Lopes “respondeu à homenagem limpando uma ou duas lágrimas” ...Delicioso e comovente.

O QUINTOPODER VOLTOU DE FÉRIAS

O quinto poder voltou de merecidas férias .
Ao contrário do esperado e meio prometido , ficou mesmo sem pio durante as duas semanas de ripanço .
Não houve tempo , nem inspiração , nem sobretudo pachorra para ir mandando uns posts!...
O tempo cálido e a água temperada também não ajudavam nada a vencer a preguiça ...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?