<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, outubro 04, 2004


FUTUROLOGIA POLITICA ...

Não sou habitual leitor de O INDEPENDENTE . Na 6ª feira passada , a ânsia de ler notícias da pátria era tão grande que até o adquiri .
Chamou-me a atenção uma interessante crónica assinada por Domingos Amaral com o título “Sampaio ainda conta” , que acho por bem reproduzir :


Ao contrário do que diz muita esquerda , agastada e raivosa com a atitude do Presidente de nomear Santana Lopes primeiro-ministro , Sampaio ainda conta.
Se , no início do Verão , o Presidente tivesse escolhido a dissolução , aí é que tinha acabado .
Assim, guardou o às de trunfo na mão , podendo jogá-lo mais tarde .
É preciso recordar que até seis meses antes das presidenciais ( até Junho ou Julho de 2005) , o Presidente da República . Eanes fez isso mesmo , o que permitiu a Cavaco a sua primeira vitória , ainda minoritária .
E , apenas uns meses depois , o cenário político do País já mudou . Antes de Verão , o PS estava muito fragilizado na sua liderança . Recusar a nomeação de Santana era colocá-lo no papel de vítima , de rejeitado, e era o caminho mais certo para uma vitória eleitoral do PSD . Se Sampaio tivesse dissolvido no Verão , quem iria votar no moribundo Ferro Rodrigues ?
Agora , as coisas estão diferentes . Como primeiro ministro , a aura popular de Santana tem vindo a empalidecer . A sua errática política de comunicação , a sua imprevisibilidade , baralham as pessoas e mesmo os ministros. O Governo, apesar de alguns bons valores, dá uma ideia de um barco desconjuntado , se não à deriva pelo menos em bolandas. Há ministros já feridos na sua credibilidade : Carmo Seabra por causa dos computadores , Nobre Guedes por causa da vaidade e da casinha na Arrábida . O País assiste , entre o perplexo e o indignado , a uma sensação estranha de descomando e desorientação .
Entretanto, à esquerda , Sócrates é o novo líder do PS , com uma adicional legitimidade que lhe vem da esmagadora vitória que teve entre os militantes . Embora o seu carisma não seja entusiasmante nem as suas ideias brilhantes , a verdade é que o País o considera de confiança .
Portanto, tudo prontinho para a dissolução . Daqui até Junho , Sampaio mandará sinais – como já mandou sobre as taxas moderadoras – fará ameaças veladas , pressão, e o Governo continuará a patinar até ao momento em que o Presidente decida agir . Fará cair o cutelo , dissolvendo a Assembleia , devolvendo Santana e Portas à oposição e entregando o poder de mão beijada ao PS e a Sócrates.
Futurologia? Veremos...


A este propósito , sugiro aos leitores mais atentos e com mais paciência , que confrontem o texto acima reproduzido com o conteúdo de um post aqui publicado no QuintoPoder , em Julho passado .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?