<$BlogRSDUrl$>

sábado, outubro 02, 2004

OS QUATRO EX-PRESIDENTES...

Passar umas duas semanas fora das fronteiras da pátria e desta provinciana terrinha , permite voltar a colocar ambos na devida perspectiva .
O pior é quando se regressa e quando se dá logo de caras , com perplexidade e alguma náusea , com uma notícia do PUBLICO de ontem 6ª feira , sob o título “ Santana Lopes pede estado de graça “ , e a certa altura rezando assim :


Santana Lopes fez aquelas declarações a propósito da surpresa de que foi alvo - a oferta , pelo actual e por quatro ex-presidentes da câmara ( entre os quais socialistas ) da “chave de ouro da cidade” pelos serviços prestados enquanto presidiu (...) “ à autarquia da Figueira da Foz , leia-se .

Puxei pela memória . Recuando no tempo, e antes do próprio Santana Lopes, consigo inventariar como ex-presidentes da Câmara da Figueira : Aguiar de Carvalho, Joaquim Sousa , José Manuel Leite , Maria Judite de Abreu , Jorge de Pinho , Coelho Jordão e Pedrosa Veríssimo .
Destes , quais serão os quatro ? Um deverá ser Aguiar de Carvalho . Não me espanta , por razões óbvias . Faltam três. Será natural que dois outros sejam Coelho Jordão e Pedrosa Veríssimo , também por razões óbvias .
Quem será o quarto?
Do que dele conheço e sei, não consigo de modo algum imaginar Joaquim Sousa a aceitar participar em tal lamentável , provinciana e descarada acção de propaganda do populismo santanista .
Por isso me recuso a acreditar que o 4º ex-presidente mencionado seja o de Joaquim Sousa.
Quem será então? Permanece para mim o mistério e aumenta a minha curiosidade .

A Câmara Municipal da Figueira da Foz podia e pode atribuir as chaves ou as medalhas que quiser , a quem quiser e lhe apetecer , incluindo a Santana Lopes .
Com acrescida justificação ainda quando , como é o caso , o actual Presidente da Câmara e a actual maioria camarária se devem sentir plenamente identificados com a prática do populismo santanista , e porventura se consideram dele herdeiros na Figueira da Foz .
Para quê então o demagógico procedimento de associar à subserviente homenagem , os nomes e as caras de mais ex-presidentes , os quais apenas se representam e se comprometem a si mesmos e nunca , de modo algum , aos executivos a que presidiram?
Reza ainda a notícia do PUBLICO que Santana Lopes “respondeu à homenagem limpando uma ou duas lágrimas” ...Delicioso e comovente.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?