<$BlogRSDUrl$>

domingo, outubro 03, 2004

BOM É TER SIDO MINISTRO ...

No meu percurso pelas leituras atrasadas , após as férias, registo este escrito de Nicolau Santos , no Expresso de 25 de Setembro :

Na quinta feira , o ministro das Finanças passou a factura : nomeou a ex-ministra da Justiça, Celeste Cardona, para administradora da CGD , não se sabe a que despropósito – e fragilizou desde logo Vítor Martins e a nova administração .
Até agora a CGD era governada pelo centrão político , mas através de pessoas reconhecidamente da banca . A partir de agora, a administração da CGD é também um depositário de pessoal político e um meio de pagamentos de favores a maus ministros .


No tempo da ditadura de Salazar murmurava-se, em surdina, claro, que o bom não era ser ministro ; o bom realmente era ter sido ministro .
Sobre esta verdade , pouco mudou , como demonstra o exemplo de clientelismo despudorado da nomeação daquela militante dedicada do CDS-PP .
Mudaram só as moscas...

Ainda a propósito do mesmo caso , sei que Rebelo de Sousa , na sua crónica dos domingos , chamou a atenção para a diferença de dois comportamentos .
Depois de ter tido no passado outras importantes funções governativas , Manuela Ferreira Leite foi Ministra das Finanças . Antes era um quadro superior do Banco de Portugal , e para lá voltou.
Celeste Cardona era deputada , foi Ministra da Justiça . Depois de abandonar estas funções é premiada com aquela mordomia de Administradora da CGD .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?