<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 14, 2004


ARRANJO URBANÍSTICO “ À LA CARTE” ...


O arranjo urbanístico em acelerado curso no Largo Pereira das Neves , junto à sede do núcleo do Sporting na Figueira da Foz , tem todo o aspecto de ser feito com o objectivo determinante de beneficiar os interesses privados do restaurante que se encontra no local .
Isto porque a larga placa pedonal parece estar a ser reconstruida propositadamente para nela se instalar uma esplanada . Não estaremos perante uma situação comum de ser uma esplanada de um café ou um restaurante a instalar-se aproveitando uma placa ou um passei pre-existente .
O facto cria certamente um precedente, e não será bom para a imagem da Câmara Municipal . Especialmente se pensarmos em todos os antecedentes do abusivo, terceiro-mundista e polémico aproveitamento daquela área pelo mesmo restaurante , durante quase dois anos .

A pequena rotunda que estava naquele largo tinha sido reconstruída e beneficiada há menos de uma dezena de anos . O novo “arranjo” urbanístico não se afigurava , a meu ver , ser coisa muito prioritária e urgente . Os proprietários do referido restaurante terão decerto opinião contrária .

Fácil será reconhecer que , nas proximidades daquela zona , outras obras e arranjos urbanísticos seriam mais justificados e necessários .
Podemos citar três exemplos :
- a pendente entre a rua Gulbenkian e o parque de estacionamento situado no topo sul do Parque das Abadias , a qual está coberta de mato e cheia de lixo ;
- o piso da rua da Praia da Fonte , também junto da sede do núcleo do Sporting , que está em péssimo estado e frequentemente com perigosos buracos ;
- o piso da rua nascente do Jardim Municipal , onde se encontram os edifícios dos Correios e do Palácio de Justiça , também em muito mau estado , e que nunca foi objecto de qualquer beneficiação depois das obras de instalação de um colector de águas residuais .

Pela cidade fora , outros exemplos poderiam ser identificados .

Alguém disse que , em política , o que parece é.
Será um lugar comum , mas nem por isso deixará de ser verdade .
E , na generalidade , em política à escala municipal , o que parece muito, é mesmo...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?