<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, outubro 12, 2004

O PODER LOCAL E A IMPRENSA REGIONAL

No regresso a casa , acabo de escutar na TSF um pequeno programa dedicado às pressões e constrangimentos , mais ou menos descarados , que o poder local exerce frequentemente junto da imprensa local e regional .
Foi entrevistado António Tavares , antigo director do extinto jornal “A Linha do Oeste” , que prestou testemunho sobre como Santana Lopes, enquanto Presidente da Câmara da Figueira da Foz , havido sido capaz de silenciar a voz incómoda daquele semanário , por dificuldades financeiras, cessou publicação pelos finais de 2001 .
Como , por exemplo, secou a publicidade institucional ( avisos , editais ...) e contribuiu para a criação de um clima de medo em alguns potenciais anunciadores privados .
Valeria a pena passar aquele programa a texto escrito , e dar-lhe amplificada estampa pública , para tentar convencer alguns mais cépticos .
Trata-se de um verdadeiro “case-study ” , a merecer a análise de estudiosos dos mecanismos para o poder domar e submeter a comunicação social .
A actualmente disponível aqui pela paróquia da Figueira da Foz e pela região centro , porta-se bem , exemplarmente, isto é , de forma reverente e submissa .
É um descanso ter uma imprensa assim...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?