<$BlogRSDUrl$>

domingo, setembro 19, 2010

A IMPORTÂNCIA DOS SINAIS

“Estes meses mostraram que os mercados internacionais são muito mais sensíveis a sinais de mudança do que as metas orçamentais. Foi esse o caminho que a Espanha seguiu. Algumas das medidas que Zapatero anunciou nem tinham grande impacto (como a fusão de institutos ou o fim do cheque-bébé). Mas os mercados reagiram bem e a dívida espanhola já é colocada com facilidade a muito bons preços.
Apesar de não ter feito a reforma da segurança social (que Portugal fez), de ter uma bolha imobiliária dramática (que em Portugal é mais pequena) e um desemprego endémico, a Espanha começou a respirar de alívio. A Irlanda não chegou não chegou lá porque ainda tem a banca quase falida.
A Portugal bastava dar sinais simples (Nota), firmes e consequentes de cortes na despesa para a pressão abrandar. Dá muito menos votos do que discutir o Estado social. Mas talvez salvasse o país. “

(Ricardo Costa , in EXPRESSO de ontem)

Nota - Comentário meu :
Um desses pequenos sinais poderia ser, por exemplo, a redução de 3 feriados nacionais no calendário anual . Como aqui já tive o atrevimento de propor, neste post de 2008 e neste outro de Junho passado . Pelas razões que neles tento explicar.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?