<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, junho 17, 2010

UMA PROPOSTA INDECENTE, DE NOVO

Sem contar com o feriado municipal, que cada terrinha quer ter, há em Portugal 14 dias feriados nacionais ou equiparados.
Na Grécia há 11, na Noruega 9, na Bélgica 9, na Dinamarca 10, na Suécia 9, na Finlândia 10, na Espanha 9. Países mais pobrezinhos, tadinhos, como a Alemanha e o Reino Unido, têm apenas 7 feriados por ano.

Vai para ano e meio, apresentei uma proposta indecente : a eliminação de 3 feriados por ano no calendário laboral português. Foi neste postal. Na altura, falava-se ainda nos perigos de Portugal não conseguir cumprir o tecto do deficit público ser de 3% do PIB!... Estamos agora em situação muito mais dramática que há ano e meio.
As razões então aduzidas tinham , de certa maneira, um fundamento de ordem aritmética. O objectivo era fazer aumentar o PIB, muito marginalmente embora, assim contribuindo para fazer baixar o racio deficit/PIB , marginalmente também...
Agora, as razões serão de índole diferente. A economia, as taxas de juro, as tensões dos mercados, os ratings, dependem muitíssimo do desempenho, da imagem e da credibilidade. Estas últimas constroem-se e exibem-se muito a partir de “sinais “ . Para dentro, para nós mesmos, mas sobretudo para os nossos actuais e futuros credores. Um desses sinais será o de que os portugueses parecem estar a ganhar juizo, a ser mais “formigas” e menos “cigarras” ; e que até se dispõem a trabalhar mais tempo por ano, para poderem pagar as suas dívidas e continuarem a merecer a confiança de quem nos fia. Talvez não chegasse, por si só, para assegurar a manutenção e a retoma dessa confiança, ou um certo sossego nas tensões dos mercados. Mas que daria uma ajuda, creio que lá isso daria.
A proposta continua a ser indecente? Pois seja. Muito mais indecente será o nosso futuro se não acolhermos esta como outras propostas indecentes.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?