<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

QUANTO A CARNAVAL , ESTAMOS NA MESMA !...

Na edição de há dias de um diário regional , li referências e publicidade a varios Carnavais, aqui por perto. Para além da Figueira da Foz, escreve-se sobre festas carnavalescas, mais ou menos abrazileiradas, em Ovar, Mealhada, Figueró dos Vinhos, Manteigas, Coimbra, Carregal do Sal. É quase certo que haja mais, muitos mais. Na mesma edição do dito diário, abro a boca quando leio que o Presidente da Entidade de Turismo do Centro se referiu ao “Carnaval como cartaz turístico do Centro” !....

Se não estivessemos à beira de cairmos mo abismo de num grande buraco financeiro, eu até poderia entender estes variados e numerosos carnavais, numa lógica dos antigos imperadores romanos os quais, sobretudo quando os tempos eram mais dificeis, reforçavam as suas ofertas de circo para entreter os súbditos, quando havia grave escassez de pão para distribuir.
Já não percebo, de todo, qual seja o retorno que os seus elevados custos dos carnavais possam ter para a actividade e o negócio turísticos das variadas terras onde se realizam, quando são tantas e tantas as terras onde se realizam.

O Carnaval deste ano na Figueira da Foz vai custar aos cofres municipais 150 mil euros, ao que leio . Estamos então na mesma, relativamente a uma prática do passado, que ouvi condenar às oposições dos tempos idos. Espanta a ligeireza com que, à semelhança desse passado, se continuam a gastar verbas assim, num município cuja situação financeira estará próxima da falência técnica e com o endividamento que é conhecido.

O desaforo não se verifica só na Figueira, é certo. Continua a proliferar por muitos municipios por esse País fora. Não será assim que se vai conseguir criar a consciência, no País e nos portugueses, das brutais dificuldades que o e nos esperam.
E não será assim que se darão sinais aos credores de Portugal e às instâncias financeiras, de que vamos finalmente ter juizo, e de que seremos capazes de pagar aquilo que devemos.

Começo a ficar preocupado se não estarei a apresentar sinais de crescente senilidade. Parece que todos os anos me repito e escrevo sobre o mesmo. Assim e assim escrevi em 2009 , e assim escrevi em 2008.
Mas já que estarei a ficar senil, acho melhor terminar esta crónica desejando “ um bom Carnaval a todos...” , reproduzindo as palavras amáveis com que, efusivamente, Alberto João Jardim saudou os jornalistas, à saída da reunião do Conselho de Estado.
Post scriptum
Sobre este assunto, um aplauso e um justo link para este sábio e muito oportuno post do colega local Outra Margem. As fotografias e as respectivas legendas falam por si próprias.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?