<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 08, 2009

A RESPOSTA DA CANDIDATURA INDEPENDENTE DE DANIEL SANTOS (1)

Das candidaturas à Câmara Municipal da Figueira, apenas a de Daniel Santos respondeu a este questionário . Como me comprometi a fazer, aqui deixo as respostas recebidas, sem mais comentários , para já. Dada a extensão do questionário, as respostas serão apresentadas em três tranches.

1.Concordará ou discordará da criação de regiões administrativas com Juntas Regionais, e com Assembleias Regionais constituídas por membros directamente eleitos pelos cidadãos, enquanto nível de poder intermédio entre o Estado central e os Municipios, e enquanto orgãos dotados de capacidade representativa dos respectivos eleitorados?

Resposta: Concordo: Sou regionalista. Contudo, a minha opinião sobre esta matéria não influenciará nunca qualquer decisão da CM, desde que a maioria, chamada a pronunciar-se sobre o assunto, entender que não está de acordo com o modelo regional.

2.Concordará ou discordará de um novo figurino para a governação municipal, tal como o configurado pelo modelo que chegou a ser objecto de acordo, em 2008, entre o PS e o PSD, e que depois foi denunciado pelo PSD?

Resposta: Por mim iria mais longe. Contudo o modelo acordado é preferível ao actual.

3.Que afirmação se aproximará mais daquilo que pensa sobre o futuro da Figueira da Foz ?
- A Figueira é acima de tudo uma terra com perfil e vocação industrial e, acessóriamente, com condições para ter também alguma actividade turística significativa.
- A Figueira é uma terra de animação e de vocação turística, susceptível de atrair significativo número de visitantes e veraneantes, podendo, acessóriamente, ter também um perfil e uma actividade industrial, desde que não prejudique a actividade turística .
Se discordar das duas formulações, podera apresentar uma que se aproxime da sua própria opinião.

Resposta: A Figueira contem em si características que permitem potenciar as duas actividades. Elas são conciliáveis.

4.Que importância vai dar ao Orçamento da CMFF enquanto instrumento orientador da gestão anual do Município ? Vai sistemáticamente elaborar orçamentos com verbas realistas e com valores de receitas não sobrevalorizados ?

Resposta: A intenção é da elaboração de orçamentos realistas que permitam considerá-lo como um verdadeiro instrumento de gestão.

5.Qual é o seu objectivo para o nível de dividas da CMFF a fornecedores a 2 anos de prazo e a 4 anos de prazo (final do mandato)? A que ritmo vai amortizar a dívida da CMFF aos fornecedores, a partir do seu nível actual ( que será à volta dos 25 milhões de euros) para os níveis que tiver fixado como objectivos?

Resposta: Só após o conhecimento da verdadeira situação financeira será possível elaborar um plano de pagamentos realista. Será feita uma auditoria.

6.A que prazo acha que a CMFF deverá pagar regularmente as facturas dos seus fornecedores? Espera alcançar esse prazo no seu mandato? Se não, que prazo se compromete a atingir no final do mandato?

Resposta: A Câmara deverá poder ser considerada “pessoa de bem”. Completar a resposta dependerá do resultado da auditoria.

7.Manterá ou reduzirá a parte que cada pessoa singular paga de IRS para o Município? Se reduzir, de quanto, em unidades percentuais?

Resposta: Só é possível responder com realismo após o verdadeiro conhecimento da situação financeira.

8.Que parte (em percentagem), das despesas de capital destinará, como transferência de capital, para as freguesias rurais?

Resposta: Dependerá das verdadeiras necessidades das freguesias e das prioridades a estabelecer.

9.Que parte (em percentagem) do orçamento corrente utilizará como transferências correntes para as freguesias rurais?

Resposta: Dependerá das verdadeiras necessidades das freguesias e das prioridades a estabelecer.

10.Prestará regularmente contas detalhadas à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e aos munícipes, das execuções orçamentais nos finais de cada trimestre? Publicará atempadamente essas contas e balanços na página da Internet da CMFF?

Resposta: Sim.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?