<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, agosto 12, 2009

SANEAMENTO FINANCEIRO DA CÂMARA DA FIGUEIRA - 2

A propósito deste post, recebi um comentário de um leitor chamando a atenção para a circunstância de que a despesa da Câmara Municipal da Figueira (CMFF) em 2008 ter sido mais elevada que a por mim indicada ( 7,4 ME). Na verdade assim é. Este valor, corresponde à despesa que foi paga, e não à que foi contraida. A qual, em bom rigor, será a calculada mediante a soma de todos os valores das facturas com datas de 2008, referentes a bens ou serviços adquiridos no mesmo ano. Uma estimativa mais aproximada é a de 8,6 ME , valor estimado através da respectiva rubrica na Conta de Demonstração de Resultados. Apresentei o valor da despesa “paga” por uma questão de simplicidade, dado que os das outras rubricas foram indicados igualmente nessa base.
Daqui resulta, como bem assinala o leitor, que a situação é muito mais dificil do que a que procurei esboçar, de forma necessariamente simplista, através do balanço apresentado. Mantendo-se nos próximos exercícios os níveis das despesas das várias grandes rubricas aos níveis dos verificados em 2008 ( tomando este como o de melhor cenário previsívil, se tivermos em conta a manutenção da crise económica) não fica efectivamente nenhuma margem para qualquer redução da dívida a fornecedores.
Nem muito menos para um reforço do investimento a fazer, seja lá no que for. Seja, por exemplo, para obter verbas próprias que possam ser “emparelhadas” com verbas eventualmente disponíveis do QREN...
Por isso, repito, era bom ter uma ideia do que os candidatos pensam sobre a estratégia realmente a adoptar quando falam de "saneamento financeiro" da CMFF .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?