<$BlogRSDUrl$>

domingo, março 22, 2009


AS AVALIAÇÕES DAS MANIFS...

O EXPRESSO de ontem dedicava duas das suas páginas interiores a um breve estudo sobre as sobre-estimativas das manifestações em Lisboa, organizadas pela CGTP e/ou pelo PCP . Ver imagem acima. Assunto que o QuintoPoder abordara já neste post de aqui há dias, cumpre recordar.
Nos meus cálculos aproximados, enganei-me bastante, por excesso, na área atribuída à faixa central da Avenida da Liberdade. Estimei 100 000 m2 ( um comprimento de 2000 metros por 50 metros. A avaliação mais rigorosa dos jornalistas do EXPRESSO ( espero eu...) atribui-lhe apenas 30 000 m2 (1500 metros por 20 metros). Digamos 45 000 m2, dando um bónus de 50% .
Uma densidade de 2 manifestantes por m2 já dá a imagem de uma multidão compacta. Dá praticamente para,nesse reduzido espaço, se encostarem um ao outro. Teríamos então 90 mil manifestantes. Só que os diversos planos de pormenor da multidão que as televisões passaram para quem quis ver, mostraram bem que havia bastante dispersão dos manifestantes, correspondendo uma densidade bem menor que 2 pessoas por m2.
Mas pronto. Carvalho da Silva, qual Papa dos sindicatos, disse que eram 200 mil manifestantes. A estimativa transformou-se em dogma. Logo acreditaram nele os fieis, os devotos e os prosélitos. E emprenharam pelos ouvidos os media, os comentadores, os dirigentes políticos.

Mais duas notas :.
1 . Segundo o dito cálculo do EXPRESSO, que apenas envolveu umas simples continhas de cálculo de áreas, mais umas continhas de multiplicação, o Terreiro do Paço tem 150 por 180 metros; ou seja, uma área de 27 000 m2.
Ocupado com uma densidade de 2 manifestantes por m2, comporta cerca de 55 mil dos ditos. Se aplicarmos uma densidade de 3 por m2 ( mal se poderiam mexer, esses 3 metidos num metro quadrado...) o Terreiro bem cheio levaria 81 mil manifestantes. Como é que estavam lá 120 mil, na manif dos professores?

2 . Rezam as crónicas que em 21 de Junho de 1980 houve uma grandiosa manifestação, também organizada pela Intersindical-CGTP . Reclamaram na altura a presença de 300 mil manifestantes. Agora só reclamaram 200 mil. Como é que esta última foi a maior manif de sempre?...
(clicar na imagem para a ampliar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?