<$BlogRSDUrl$>

sábado, março 14, 2009





MANIFESTAÇÃO COM 200 MIL...

Já estou habituado à treta. A última manif da CGTP ou do PCP, de uma larga série de várias, é sempre a maior manifestação de sempre. O chefe da Intersindical-CGTP disse que a manif de ontem tinha tido 200 mil pessoas ( trabalhadores, dirá ele...) e parece que toda agente acreditou. Reverentemente, esmagados pelo impressionate espectáculo. Os media e os jornalistas acreditam e emprenham logo pelos ouvidos, numa provinciana ingenuidade, ou então por medo de serem acusados de estarem ao serviço do grande capital. E o número é divulgado em grandes parangonas.
Tirada algures de um ponto baixo da zona dos Restaruradores, a foto geral da grandiosa manif , acima ilustrada, no túnel do arvoredo, impressiona de facto.. Parece uma multidão compacta, com a Avenida da Liberdade totalmente ocupada a toda a sua largura e a todo o comprimento.
Partamos da hipótese de que a multidão ocupa dois quilómetros de extensão ( já estou a ser muitíssimo generoso...) e cinquenta metros de largura ( a faixa central da avenida da Liberdade tem menos que isso ...). A área ocupada seria de 100 000 metros quadrados . Se fosse ocupada pela multidão com uma densidade de um manifestante por metro quadrado ( o que dava para quase se tocarem e empurrarem uns aos outros...) teríamos 100 mil manifestantes. Agora veja-se com atenção a outra fotografia (Nota), e o espaçamento entre manifestantes e entre as suas filas, no desfile. . Alguem poderá dizer que a densidade de manifestantes é de uma pessoa por metro quadrado?...
Que conclusão se deverá então retirar?...Pelo menos uma. Não façam de nós parvos. Please!....
Nota
Trata-se de um mero exemplo. Mas o que se vê na imagem pôde ser confirmado pelas imagens ( não de plano geral ,as de plano msis de pormenor..) que vi nas reportagens televisivas.
(clicar nas imagens para as ampliar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?