<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

FRONTALIDADES E BICOS DOS PÉS

Num poste muito recente, o recentíssimo blogue cujo nome é Lídio Lopes, (pois não é este o nome que aparece em grande destaque destaque no cabeçalho da respectiva página?...) mandou umas dicas, algumas das quais devem ter a ver com o Quinto Poder .

Pese embora a publicidade que irei dar àquele espaço da blogosfera figueirense, e que certamente o seu autor muito apreciará, não quero deixar de mandar a minha réplica.
Pois como se sabe, quem não se sente.....

Sob o algo pretencioso título de “Frontalidade” (presunção e água benta, cada um toma a que quer…) escreve o referido blogue :

Tal como o disse, desde o início, só comento e me refiro a "lugares" públicos com os seus autores identificados - tipo amicusficaria. Todos os outros que se enconderem atrás de "nomes", não me merecem qualquer comentário.

Sobre esta questão do anonimato ou da falta de identificação na blogosfera, quero recordar um poste que aqui mesmo publiquei nos idos de Setembro de 2003

Sexta-feira, Setembro 26, 2003
O anonimato na blogesfera
Passaram pela blogosfera figueirense ( opalhinhas , amicus ficaria e canto da sereia) umas curtas referências e reflexões em torno da questão do anonimato dos blogs .
Desejo juntar mais umas tantas.
Não sei se um blog , pela sua natureza e pela lógica do seu funcionamento , diversas da comunicação escrita mediada pela imprensa , alguma vez poderia deixar de ser anónimo no sentido que habitualmente é dado ao termo .
Por não ter um ou vários nomes lá escritos ? A esmagadora maioria dos blogs , dos milhares que se podem ler pelo enorme cyber universo , será então “anónima”.
No quintopoder até consta um nome : Napoleão Bonaparte . Como é óbvio , não sou eu .
Além daquele nome , poderia estar lá escrito Alberto Caeiro , António Gedeão , António Silva ou José Barroso . Deixaria por isso de ser anónimo ?
O quintopoder não se considera anónimo , no sentido tradicional da palavra . Sucede , isso sim , que o quintopoder não está explicitamente identificado .
Não é do meu feitio colocar-me em bicos dos pés , fazer auto publicidade , ou forçar à viva força o aparecimento da minha imagem para a fotografia ou para as câmaras de televisão .
Uma grande parte do círculo mais próximo de familiares , amigos , colegas ou conhecidos , sabe que o quintopoder é da minha lavra . Foi para eles que comecei a escrever , numa espécie de caderno de apontamentos , onde vou anotando os meus comentários , que depois partilho com eles .
Não fiz nem faço nenhum segredo sobre a minha identidade . Nem peço ou pedi qualquer reserva quanto a poderem informar outros interessados sobre quem é o autor do quintopoder . Alguns o terão feito .
Por outro lado , se alguém mo perguntar , pessoalmente ou por outro meio , confirmarei , sem qualquer hesitação , que o autor sou eu .
Um princípio ético defini para mim próprio , ao qual tenho dado e continuarei a prestar rigorosa obediência : não escreverei nada que não pudesse escrever e subscrever num qualquer órgão da imprensa convencional .
Penso que igual princípio está presente no espírito dos autores de outros blogs , identificados ou não , da blogosfera figueirense .


Decorrido ano e meio, sinto não ter que mudar uma vírgula àquilo que escrevi.
Torno a repetir : não é do meu feitio fazer auto publicidade ou colocar-me em bicos dos pés.
Escrevo neste espaço para que os meus colegas, amigos e conhecidos me leiam.
Se outros me vão lendo, não sei . Presumirei que sim, pois a blogosfera é um espaço livre, no qual contudo creio ter cumprido o tal princípio ético a que aludo no poste de Setembro de 2003 .
Não tenho a pretensão de ser muito lido, nem tão pouco penso que outros me prestem demasiada atenção.
Por isto tudo, eu nunca seria capaz de encabeçar Quinto Poder com o meu próprio nome escarrapachado a letras garrafais .
Lídio Lopes sabe desde há muito qual é esse meu nome. Até já conversamos e nos rimos sobre coisas que aqui escrevi . Pode mesmo dizê-lo a quem quiser, a quem lhe apetecer . Poderá mesmo escrevê-lo no seu próprio blogue..

Mas vá lá. Já que lhe causa tanta urticária esta questão dos autores identificados, e pela estima e consideração que tenho para com ele, prometo que sempre que a ele aqui me referir, implícíta ou explícitamente, e para que, desejando, me possa responder, escreverei o meu nome por baixo do poste.
Como bem sabe, o meu nome é Manuel José.
Acha que chega assim, ou será mesmo necessário escrever os meus nomes de família?....

This page is powered by Blogger. Isn't yours?