<$BlogRSDUrl$>

sábado, janeiro 08, 2011

O RESULTADO NÃO ESTÁ A SER BOM

A crónica de Henrique Monteiro, no EXPRESSO de hoje ilustra com muita aproximação o que penso a propó
sito do estado lastimável a que chegou o nível do debate político na campanha para a eleição presidencial. Reproduzo alguns excertos mais significativos, em minha opinião:

“ Cavaco tem uma auto-avaliação arrogante da sua honestidade; Alegre tem uma irritante ideia de que é moralmente superior. O resultado não está a ser bom. Nenhum dos candidatos merecia isto.
Sejamos sinceros e deixemos de lado a clubite. Alegre e Cavaco são dois políticos mais sérios que se podem encontrar em Portugal.
(…)
Qual a razão, pois, de a campanha presidencial estar contaminada por casos envolvendo o BPN e, agora, também o BPP? A resposta reside em factores pessoais.
Cavaco acha-se acima de qualquer suspeita e nunca quis esclarecer o caso das suas acções na SLN. Há anos que o Expresso lhe dirigiu um conjunto de perguntas que o Presidente sempre recusou responder. Claro que tinha esse direito, mas sofre agora as consequências da opção que tomou. O caso não ficou esclarecido e, apesar de não ter, em si, qualquer ilegalidade, deixa uma mancha.
(…)
Mas Alegre sofre de mal idêntico (além do incómodo que lhe provoca este rumo da campanha que contraria o seu estilo próprio de fazer política). Onde em Cavaco há a doença de uma autossuposta superioridade ética nos procedimentos públicos e privados, em Alegre há uma autossuposta superioridade moral de uma vida de cultura e de luta contra o obscurantismo.
(…)
Quando foi recordada a sua participação na publicidade do BPP, Alegre ficou aflito – não porque tenha feito algo de mal (…) mas porque o mau, o indecente – do ponto de vista da ideologia que subjaz ao actual ataque da esquerda a Cavaco (com dados conhecidos há anos) – é o conúbio com a banca, sobretudo com a banca má. E esse pecado, voluntária ou involuntariamente, Alegre também o cometeu.
(…)

O resultado desta prática de deitar mais merda para a ventoinha, não está a ser nada bom. Está a ser péssimo. Acaba por não atingir apenas os dois candidatos. Atinge a Política, enquanto nobre e cívica actividade, a muito já desgastada classe política e, por via disso, o próprio regime democrático. Por isso, acho que ambos os candidatos, e os respectivos apoiantes, deveriam desligar e parar a ventoinha, de imediato.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?