<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, dezembro 22, 2010

A VERDADE E A ILUSÃO NO ORÇAMENTO MUNICIPAL - 3

Na sua primeira versão, a proposta do plano de investimentos para 2011, preparado pelo executivo municipal da Figueira da Foz, previa o pagamento total de 27,4 milhões de Euros (ME) para investimentos. Para comparação: no exercício de 2010, deverá ter havido meios monetários, na Tesouraria, para pagar entre 7 a 8 ME de despesas de capital, incluindo investimentos (estimativa minha, com os elementos disponíveis). Uma parte daqueles 27,4 ME diz respeito a pagamentos de obras e investimentos que, já adjudicados e/ou fisicamente realizados, não foram ainda pagos. Outra parte, bem menos, referia-se a investimentos novos, os mais significativos dos quais comparticipados ou comparticipáveis por verbas do QREN.
Estava incluída nesta segunda parte, uma verba de 300 mil Euros para dedicar a uma formidável obra, absolutamente imprescindível, estruturante, inadiável, incontornável…fantasiosa, enfim : a instalação de relva sintética no campo de treinos do Estádio Municipal, para lá se poder jogar melhor à bola…
Na proposta finalmente aprovada pela Câmara Municipal, os 300 mil Euros foram reduzidos para 60 mil Euros, a pagar ao fornecedor/empreiteiro ainda em 2011. O restante, 240 mil Euros, deslizou para 2012. Depois se vê… Ou melhor, nada se verá, espero eu, a menos que o grau de ficção com que se prepara o futuro cresça ainda mais. Entretanto, quem tiver muita fé pode viver da ilusão de uma relva sintética, virtualmente instalada no futuro. Mas já mencionada no presente plano, para virtual satisfação das expectativas de uns tantos a quem a promessa terá sido feita.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?