<$BlogRSDUrl$>

sábado, dezembro 18, 2010

OS CUSTOS DA ENERGIA ELÉCTRICA

Li há uns tempos esta notícia num orgão da imprensa diária nacional :

“ Os cortes de iluminação pública de todos os concelhos do Alto Minho são uma medida para concretizar a partir de 1 de Março do próximo ano nos centros urbanos e a partir de 1 de Junho nas zonas rurais, depois de instalados os relógios reguladores de fluxos.
A decisão de avançar com os “apagões”, a que a crise e a redução nas transferências do Estado obrigam, foi tomada pelos dez municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Minho-Lima. A CIM estima poupar assim mais de um milhão de euros nas contas da iluminação pública.
No caso das zonas urbanas a medida vai representar um corte de 30 por cento, ou seja, por cada três pontos de luz vai ser desligado um. Nas aldeias dos dez municípios, a iluminação pública será cortada entre as 3h e as cinco da madrugada (…)”

No Município da Figueira da Foz, as dotações para as despesas correntes a pagar em 2011, pelo consumo de energia eléctrica, previstas na proposta do respectivo Orçamento, são as seguintes :

- Energia eléctrica consumida nas instalações : 778 mil euros
- Energia eléctrica na iluminação pública : 811 mil euros
------------------------------------------------------------------------------------------
Total : 1589 mil euros

Um esforço para reduzir o consumo desta energia eléctrica em 20% poderia resultar numa economia de cerca de 300 mil euros por ano ; à roda de 2% do total das despesas correntes. Não se trata bem de trocos….

This page is powered by Blogger. Isn't yours?