<$BlogRSDUrl$>

sábado, dezembro 18, 2010

ALEGRES FANFARRONICES

Manuel Alegre, ontem, na Figueira da Foz declamou assim:

«Ou os Estados democráticos se cansam e resolvem dar um murro na mesa, libertar a dívida soberana e meter na ordem esse inimigo sem rosto, a nova ditadura dos mercados financeiros, ou os povos da Europa vão revoltar-se contra esta OPA distorcida e deformada».
Pelo que ouvi na telefonia, enquanto assim prosseguia a declamação da sua corajosa frase, com a sua portentosa voz num crescendo de vibração, ia sendo muito aplaudido e aclamado, pelos seus entusiásticos apoiantes.

Aquelas fanfarronices meio incendiárias, sendo tomadas a sério pelos “ditadores financeiros” dos tenebrosos e chamados mercados, podem ter uma consequência nada desejável para nós todos, incluindo ele próprio, Alegre. É que se um dia sai uma sondagem, como Alegre está ansiosamente à espera que saia, dando como possível a sua passagem para uma segunda volta das presidenciais, com hipótese dele depois a vencer, os credores, os tais diabólicos “mercados”, fechariam completamente a torneira do crédito. Nem a 6, nem a 7 nem a 10, nem a 15 por cento, nos emprestam dinheiro. Pela minha parte, só se ensandecesse ou fosse assaltado por pulsões suicidárias, eu me comprazeria em desejar um tal cenário, só para depois me rir e ver como seria que nós todos, Alegre incluído, nos iríamos safar alegremente.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?