<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, novembro 02, 2010

QUEM DEVE O QUÊ, A QUEM…

Tem razão o colega Política de Choque quando neste post escreve que “ não é totalmente verdade que os maiores credores da CMFF, no curto prazo, sejam do tecido empresarial privado figueirense “.
De facto, na listagem do Anexo 1 do Plano de Saneamento Financeiro (PSF), incorporados nos 30365 mil Euros (mE) de dívidas já vencidas (isto é que deviam ter sido pagas há muito tempo…) e que aparentemente o empréstimo de saneamento financeiro (ESF) pretende saldar, aparecem :

- 2397 mE devidos ao Estado e outros entes públicos
- 7946 mE devidos à Figueira Grande Turismo E.M. (FGT), a título de subsídios concedidos, (leia-se prometidos…) segundo indicado
- 1073 mE devidos à Figueira Domus E.M. (FD), a título de subsídios ( leia-se prometidos…), segundo indicado
- 6876 mE devidos a várias instituições bancárias ( 5519 mE ao BPI) , segundo percebo por operações de factoring.

Tudo isto somado, temos 18 292 mE ; ou seja, 60% da dívida total de 30365 mE acima referida. Ou seja, na realidade, a dívida ao tecido económico local (a empresas, entidades públicas, autarcas e outras pessoas singulares), atingirá assim cerca de 12 milhões de Euros, “somente”...

Estou algo confuso quanto à razão e contexto da dívida de 7946 mE da CMFF à FGT. Não percebo a que diz respeito nem como encaixa nos documentos financeiros das duas entidades.
Tanto mais que, como já referi em anterior comentário, no balanço da FGT de 30 de Junho, do lado do activo, na conta “outras contas a receber, figura “apenas” um montante de 3484 mE.
Do lado do passivo do mesmo balanço da FGT, à mesma data, constam 833 mE de dívidas a fornecedores, 2698 mE de dívida a curto prazo por financiamentos obtidos (presumo que de instituições bancárias), 1480 mE igualmente de financiamentos obtidos, mas desta feita a médio longo prazo, e mais uns trocos: No total, à roda de 5 milhões de euros, mais os ditos trocos.
Se a FGT deve a terceiros cerca de 5 milhões de Euros, se a FGT depende financeiramente de transferências da CMFF, e se esta deve à FGT cerca de 8 milhões de Euros, onde andam ou para que se são, desta dívida de 8 ME, os sobrantes 3 milhões de euros?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?