<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, novembro 12, 2010

A QUE JUROS?

No Plano de Saneamento Financeiro (PSF) do Município da Figueira da Foz, há dias aprovado pela Câmara Municipal, indica-se que se aplicará ao putativo empréstimo de 31000 mil Euros (mE) uma taxa de juro variável, relativa à referência Euribor a 6 meses. Esta é hoje de 1,28% . Claro que faltará adicionar um spread , fixado pelo banco emprestador.
Não sei quanto irá ser. O juro total indicado no PSF-1ª versão era de 4,5% , enquanto no PSF-2ª versão já aumentou para 5%.
Com o Estado Português a só conseguir vender obrigações de divida a uma taxa de juro de 6,8% , a que juro conseguirão os bancos nacionais financiar-se, a um prazo de 12 anos, nos mercados internacionais ? E por isso, a que taxa global de juro se proporão emprestar os ambicionados 31000 mE ? Se for a 5%, nos 3 primeiros anos, terá de haver 1550 mE a incluir, como juros, nas despesas correntes. O que de resto está previsto nas linhas gerais do Orçamento para 2011 do PSF, no caso do empréstimo ser conseguido e autorizado, e no conjunto de uma despesa corrente total prevista de 26175 mE . Mas se o juro pular para os 6% (e o spread a aplicar é sempre função do risco pressentido pelo banco emprestador) , então o esforço anual em juros passa para 1860 mE, ou seja, mais cerca de 300 mE.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?