<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, novembro 15, 2010


O GRAU ZERO…

da dignidade e da imagem do poder judicial é atingido com o inqualificável texto acima reproduzido (Nota 1) de um juiz de Alenquer, descaradamente prantado num despacho sobre um processo judicial que estava a seu cargo. O sensacional facto foi largamente noticiado na semana passada, e severamente condenado por diversos comentadores.
Li ou ouvi que o Conselho Superior da Magistratura abriu um inquérito. Quero acreditar que será depois instaurado um processo disciplinar. Quero também crer que, perante a evidente gravidade da quebra de deontologia por parte daquele juiz de Alenquer, e estando documentalmente feita a necessária prova, com flagrante delito, o processo disciplinar seja rápido e expedito. E que só deva concluir pelo despedimento do juiz. Para exemplo, e para minimizar os estragos adicionais causados ao prestígio do poder judicial.
Isto sou eu a presumir, claro, convicto de que estarei num Estado de direito e não numa república de bananas. Mas não tenho muita convicção de que venha a ser assim como presumo…

Nota 1
Imagem colhida, com a devida vénia, do blogue Alias.
(teclar na imagem para a aumpliar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?