<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, novembro 26, 2010

MUITO CUSTO, ESCASSO PROVEITO

Fui hoje dar uma vistas de olhos a uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal da Figueira da Foz. À boa maneira portuga, começou com 20 minutos de atraso. Durou um pouco mais que uma hora. Nada que não fosse possível discutir e votar num quarto de hora de uma qualquer sessão ordinária. Tinha 3 simples pontos na Ordem de Trabalhos, relativos à fixação de uma taxa, do IMI e da derrama para 2011.
A Assembleia Municipal tem 45 membros, que se chamam entre eles de deputados municipais, e às vezes por V.Exª … O prémio de presença é de 75 Euros por deputado e por sessão. Uma destas custa por isso à roda de 3375 Euros.
No primeiro ponto, discutiu-se durante cerca de 20 minutos, com algumas trocas de piropos políticos pelo meio, a fixação da taxa municipal do direito de passagem: um aumento de cinco centésimas de ponto percentual. Alguém perguntou quanto é que isso ia valer a mais nas receitas de um ano. O Presidente da Câmara respondeu : cerca de 200 Euros!!...
Fiz as contas, por alto. O tempo de debate e de votação deste ponto da OT tinha custado 3375 Euros a dividir por 3. O que dá cerca de 1125 Euros. Ou seja, entre 5 a 6 vezes mais que a receita adicional que o Município vai ter durante um ano com o aumento autorizado para a dita taxa.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?