<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, novembro 16, 2010

MERCADOS, ESPECULADORES E CREDORES

Alguns referem-se aos mercados, assim uma entidade colectiva sem rosto, mal definida, de que não se conhece o perfil nem as características, nem as especificações. Um pouco como aquilo que hoje em dia está em moda chamar-se “comunidade internacional”.
Outros, com ar mais façanhudo, para parecerem mais progressistas, ou para fingirem que têm um grande passado “anti-feichista”, falam nos especuladores, assim como um bando de criaturas, em geral caricaturadas com cartola alta, que se comportam como vampiros ou como abutres planando por sobre os países financeiramente moribundos.
Creio que tudo se tornaria mais claro e compreensível se lhes chamássemos simplesmente de nossos credores, actuais ou potenciais. Bem vistas as coisas, qualquer simples Zeca sabe o que é um credor : aquele que lhe empresta dinheiro, se, quando e enquanto nele confia. Quando passa a desconfiar, corta o crédito ou começa a cobrar mais caro.
Não estará esta última designação mais ao alcance de qualquer chefe de família, ou de uma sensata dona de casa? Mesmo que não percebam nada de finanças, e dos quais não conste que tenham biblioteca?....

This page is powered by Blogger. Isn't yours?