<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, novembro 30, 2010

MECENATO COM DINHEIRO ALHEIO

Certamente porque começa a faltar dinheiro, foram feitos cortes nas verbas orçamentais destinadas ao Teatro de S. João no Porto. Ontem, a ministra da Cultura foi ao Porto para estar presente na assinatura de um protocolo, através do qual a ANA subsidiará o Teatro S. João com uma verba total de 200 mil Euros, em três tranches, até 2012.
A ministra declarou então, muito contente, que se congratulava com o dito protocolo, porque “nestes tempos de mudança do paradigma económico” estes complementos aos apoios financeiros do Estado adquirem particular relevância.
A ANA é uma empresa pública, operando em contexto de monopólio natural. Dando lucro, este reverte para os cofres do Estado. Dando prejuízo, o que frequentemente acontece com empresas públicas, quem cobre esse prejuízo é o Estado, ou seja, o dinheiro dos contribuintes. De maneira que acho muita graça a esta prática, aliás generalizada, de pôr empresas públicas a fazerem mecenato cultural. Os seus administradores ficam com uma charmosa auréola de pessoas muito generosas e muito dadas à cultura, quais validos do imperador da antiga Roma. Mas são-no com dinheiro alheio. Chamem-lhe tolos, queriam que fosse com dinheiro deles, não?
E também acho graça à ingenuidade da ministra ao pensar que tais verbas mecenáticas, como aquela concedida pela ANA, são “complementos” aos apoios financeiros do Estado. São, pura e simplesmente, apoios financeiros do Estado, e ponto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?