<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 03, 2010

DICAS PARA O PEC MUNICIPAL DE 2011

A elaboração de um “orçamento participativo” para o ano de 2011, no Município da Figueira da Foz, necessita da “participação” dos munícipes. Quer para o Orçamento propriamente dito, quer para o PEC municipal, significando PEC o plano de emergência e corte.
E por isso acho que serão benvindas algumas dicas. Para o PEC, muito mais do que para o “plano estratégico”. Aí vão três, para já e para começar.

1.
A Câmara de Idanha-a-Nova vai cortar nas iluminações e no almoço de Natal. A Câmara de Évora não vai contribuir com um euro sequer para as iluminações de Natal, anunciando que com isso vai poupar 100 mil Euros. No caso da Figueira da Foz, vai a sua Câmara Municipal continuar a pagar iluminações de Natal e Ano Novo ?

2.
O Orçamento para 2011, vai continuar a contemplar umas dezenas de milhar de Euros para suportar parte do custo das festas e desfiles de Carnaval?

3.
A despesa anual de iluminação pública no concelho anda à roda de um milhão de Euros. Se, em média, se mandar apagar uma lâmpada de iluminação pública em cada 10 que costumam ficar acesas pela noite dentro, a poupança seria de 100 mil Euros. Dava para “emparelhar” com 400 mil Euros do QREN e fazer um investimento (com retorno..please!....) de um total de meio milhão de Euros.
O rácio de uma lâmpada em dez, é um valor médio. Apagando, por exemplo, os potentes holofotes das altas torres de iluminação do areal da praia, do “parque das gaivotas” , do interior do Parque das Abadias, dos parques de diversões ali mais para os lados de Buarcos, seria certamente obtida uma maior escala de poupança.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?