<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, novembro 15, 2010

A CIGARRA E A FORMIGA

Por mais de uma vez tenho assinalado a existência de semelhanças entre os vizinhos municípios da Figueira da Foz e de Pombal. Relembro algumas :

População
Figueira da Foz : 63 mil
Pombal : 60 mil

Nº de freguesias
Figueira da Foz : 18
Pombal : 17

Contas municipais em 2009 (receitas totais arrecadadas)
Figueira da Foz : 45,8 milhões de Euros (ME), mas à custa de 10 ME da injecção do PREDE, sem o que a receita total seria de 35,8 ME.
Pombal : 33,7 ME

As áreas diferem significativamente :
Figueira da Foz : 379 km2
Pombal : 626 km2

Já nos desempenhos e situações da gestão municipal, são grandes as diferenças :

Índices de execução das previsões orçamentais em 2009
Figueira da Foz : 60% , mas à custa da injecção do PREDE, sem o que seria à roda de 46%
Pombal : 76%, sem recurso a PREDE

Superavits da gestão corrente em 2009
Figueira da Foz : 1,9 ME
Pombal : 7,8 ME

Dívidas a terceiro, de curto prazo
Figueira da Foz : 33,3 ME
Pombal : 2,4 ME

Dívidas a médio e longo prazo
Figueira da Foz : 29,0 ME
Pombal : 8,5 ME

Dívida total
Figueira da Foz : 62,3 ME
Pombal : 11,0 ME

Leio na imprensa regional que o Orçamento do Município de Pombal para 2011 deverá ascender a 70 ME. Não será de admirar. Sem ter dívidas asfixiantes, podendo obter recursos financeiros próprios para emparceirar com verbas disponíveis do QREN , irá possivelmente secar estes até ao tutano para investir e dar agora um pouco de oxigénio ao tecido social e económico local, nos tempos de crise que vivemos, e que ainda se irão inevitávelmente a gravar.
Isto é, como não andou a cantar e a cigarrear todo o verão, vai poder agora suportar um inverno rigoroso, de forma relativamente mais confortável.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?