<$BlogRSDUrl$>

sábado, outubro 02, 2010

O DESGASTE

A primeira página do EXPRESSO de hoje é terrivelmente desgastante, para o Governo, e sobretudo para a imagem e a credibilidade residual de José Sócrates.
Numa pequena coluna, a toda a altura dessa primeira página, elencam-se os diversos títulos das crónicas que se podem ler no interior. São eles:

“Certidão de óbito”
“E no final, estaremos melhor?”
“Estado de choque”
“Uma simples questão de confiança”
“A pergunta fatal”
“O dever da verdade”
“Para o buraco”
“A picareta demagógica”
“O corte”
“ A longa marcha fúnebre”
“Classe média espremida”
“Finalmente!”
“À tesourada”

Só de ler os títulos dá para se ficar deprimido para o resto do dia. Qualquer leitor, mas em especial o Primeiro-Ministro.
Com a sua credibilidade de rastos, reduzida a quase nada, para o seu interesse pessoal e do seu futuro político a médio-longo prazo, o melhor que lhe poderia acontecer era que a proposta de OGE fosse chumbada no Parlamento. Ou que neste fosse aprovada uma moção de censura. Seria o melhor para ele, mas seria o pior para o País.
Daqui até às inevitáveis eleições legislativas do princípio do Outono do próximo ano, vai passar por um processo de enorme desgaste da sua imagem política, até chegar a uma dolorosa derrota eleitoral, se for ele a liderar então o PS. Para que a derrota não seja demasiado estrondosa, melhor fora, por isso, que o PS começasse desde já a preparar uma alternativa para a substituição da sua liderança. Com quem, confesso não saber. Mas já estou a ver os boys e os garçons laranjas, a nível local e nacional, a espreitarem e a afiarem o dente.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?