<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, outubro 29, 2010

INSTITUTOS À PORTUGUESA

Uma das notícias da manhã ( cujo relevo e amplitude nos media devem ter sido influenciados pela capacidade de lobbying das corporações atingidas) foi a de que o IDT (Instituto da Droga e Toxicodependência ) vai dispensar 200 funcionários, entre psicólogos e técnicos do Serviço Social.
O IDT vai ficar “apenas” com 1600 funcionários. Para calcular quantos ainda tem... bem… basta fazer as contas. Uma consulta atenta ao seu site e aos diplomas da sua lei orgânica e dos seus estatutos, permite dar uma ideia da “complexa complexidade” do seu funcionamento…
Começa por que tem um Conselho Directivo, um Conselho Consultivo e uma Comissão de Ética para a Saúde. O primeiro tem um Presidente e dois Vogais. Há 4 departamentos e um Gabinete, cada um com seu director :
- o Departamento de Intervenção na Comunidade;
- o Departamento de Tratamento e Reinserção;
- o Departamento de Planeamento e Administração Geral;
- o Departamento de Monitorização, Formação e Relações Internacionais;
- o Gabinete de Apoio à Dissuasão.
Cada departamento tem várias unidades. Por exemplo, o Departamento de Intervenção na Comunidade tem 3 unidades:
- o Núcleo de Prevenção;
- o Núcleo de Redução de Danos
- o Núcleo de Atendimento e Informação
Depois, há as unidades de intervenção local, cada uma delas com seu director :
- os centros de respostas integradas;
- as unidades de desabituação ;
- as comunidades terapêuticas;
- as unidades de alcoologia.

Como não podia deixar de ser, o IDT tem uma estrutura desconcentrada, ou regionalizada, não sei como será melhor dizer. A Delegação Regional do Centro, por exemplo, tem um total de 286 funcionários, incluindo um delegado, 2 sub-delegados e 9 directores.
Na globalidade da sua estrutura organizacional, o IDT tinha em 2008 (o relatório de 2009 ainda não está disponível) um total de 1810 funcionários, comportando 77 dirigentes, 155 médicos, 269 chefias administrativas e 205 Auxiliares de Serviços Gerais, devendo este último número incluir decerto contínuos, motoristas de carros dos dirigentes, dactilógrafas, secretárias e assessores.

O actual Presidente chama-se Dr. João Castel-Branco Goulão . No site do IDT existe também um link para uma chamada “agenda do Presidente”. Através desta, fico a saber, por exemplo, que ele esteve na Austrália , de 18 a 26 de Outubro últimos, a participar num congresso de magistrados.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?