<$BlogRSDUrl$>

domingo, setembro 26, 2010

UMA ESTRATÉGIA PARA O CURTO - MÉDIO PRAZO

Vou lendo e ouvindo por aí. O anunciado “plano estratégico” da Figueira da Foz vai “potenciar” o “desenvolvimento sustentável” da terra, vai ter uma "visão" do futuro, vai ter muitos “vectores”, vai “elencar” muitas propostas de projectos “estruturantes” que irão “alavancar” o progresso e o aumento do bem estar das “populações”.
Vai ser uma coisa em grande, ao que percebo, para “implementar” a longo prazo. Acredito que a muito longo prazo. Entretanto, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mudam os “contextos” e as realidades concretas. As muitas páginas, quadros, diagramas, e bonitos textos do plano estratégico, irão parar ao arquivo municipal, para “memória futura”.
A muito curto prazo vai ser preciso, isso sim, preparar um orçamento para 2011. Espero que desta vez seja um documento “estratégico” credível e não de “faz de conta”. Que revele a verdade aos figueirenses: há muito pouco dinheiro e a Câmara Municipal vai e pode apenas gastar aquilo que escassamente consegue arrecadar como receita.
A médio prazo, isto é, nos próximos 3 a 5 anos, a “estratégia” tem de ser, vai ser, aguentar, ir vivendo, acudir onde se puder, ir pagando o que se deve, sobreviver. Que não se iludam algumas almas cândidas que por aí se comprazem a lançar hossanas ao dito e anunciado “plano estratégico”.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?