<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 15, 2010

UMA DEMAGOGIA IRRESPONSÁVEL

Acabei de ouvir o professor Pureza, no Parlamento, em tom de voz de um sermão do senhor prior da paróquia, e em registo de demagogia irresponsável, clamar que aqui d'el Rei estamos perante um ataque à Constituição, e comparar a uma “suspensão da democracia” a decisão de adoptar o chamado “visto prévio” ( ou coordenação, como outros lhe chamam) pelo Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia.
Pela minha parte , que sou possivelmente um inveterado reaccionário, sem o verniz de esquerda do professor Pureza, sou total e inequivocamente a favor de tal medida da União Europeia. Para cujo Parlamento eu voto, e em cujo Conselho Europeu tomam assento Ministros de um Governo mandatado por um Parlamento nacional para o qual, através de um sistema de democracia delegada, dei o meu voto.

Para além do mais, tal decisão-acordo entre os ministros das finanças da UE, é mais um passo no sentido de transformar a União Europeia num verdadeiro Estado federal na Europa. Não tenho qualquer complexo patriótico ou nacionalista. Sou inequivocamente a favor.

De resto, sempre achei que é um contra-senso haver um mercado comum e único, e uma moeda única, sem haver uma gestão financeira e orçamental única. Que seja coordenada, com responsabilidades partilhadas por todos os "sócios", é o mínimo que se pode pedir.
E de duas uma. Ou se quer que haja moeda única, e para isso terá de haver uma gestão financeira e orçamental única ; ou a ideia desta é totalmente rejeitada, e então não poderá haver moeda única. Ou melhor . Quem rejeitar a ideia, não poderá ter como sua moeda a tal moeda única. Parece ser isto que pretende o professor Pureza. Para Portugal ser hoje na Europa assim uma espécie de Albânia de Enver Hoxha dos anos 60.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?