<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, setembro 07, 2010

TEMPO E PACIÊNCIA

Numa crónica do PUBLICO de domingo passado, Carlos Fiolhais cita um livro em alemão cujo título em português seria “Manual de Instruções para Portugal” . Segundo dele consta, “percorrer Portugal em meios de transportes públicos exige tempo e paciência

“(...)
Não foi há muitos anos que uma colega alemã ficou estupefacta por nem sequer encontrar horários de autocarros em Portugal. Tinha simplesmente de esperar com a necessária paciência pelo próximo. Agora, o jornalista queixa-se de que os horários de transportes são dados de um modo encriptado. Por exemplo, os horários têm notas de rodapé do tipo : “De 16/9 a 30/6 aos sábados ( ou sexttas-feiras, se for feriado) ou segundas-feiras ( ou terças-feiras, se for dia seguinte a feriado) “.
(...)
O autor previne os visitantes a Portugal : “Quem tem tempo é aqui um rei, mas quem não tem não devia cá vir. Pois até os horários de abertura [
de serviços] não passam de meras recomendações : dentro deles ser-se-à com sorte atendido por funcionários que se movem com a velocidade de uma lagosta num aquário”.
(...)
Já éramos assim antes do 25 de Abril e pouco mudámos.
(...)
Como é que um povo que não faz planos claros, não tem serviços públicos decentes e não respeita quaisquer horários pode aspirar ao mesmo produto interno que os alemães ? Como é que um país cujo primeiro-ministro se compraz em chegar atrasado a eventos oficiais pode apanhar o comboio da Europa ?
Não pode. Ainda que tenha muito tempo e paciência.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?