<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, setembro 06, 2010

SINAIS E SINTOMAS DA TERMINOLOGIA USADA

A banda terrorista ETA, como é chamada sem rodriguinhos por toda a gente, em Espanha, fez uma declaração, diante de um cenário tenebroso, de que iria suspender os seus atentados por uns tempos. Coisa em que ninguém acredita, claro.
Em Portugal, ontem, todas as rádios e televisões davam a notícia. Referiam-se aos membros do bando como “separatistas”. O que, objectivamente, é um insulto aos vascos que, com legitimidade e através meios democráticos, aspiram e revindicam a independência daquela autonomia espanhola. Ainda hoje, por exemplo, o assassino grupo é referido como “separatistas” no editorial do PUBLICO.
Poderia pensar-se que o uso de tal terminologia resultasse de alguma empatia ou simpatia pela causa defendida pelos tais “separatistas”. Creio que não. Trata-se muito simplesmente de crassa ignorância e de estupidez congénita.
As mesmas das razões que justificam, por exemplo, que persistentemente se refiram a Carlos Silvino como Bibi, um pouco à semelhança do que a PIDE fazia ao usar e divulgar a alcunha de uma pessoa quando a prendia .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?