<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, setembro 21, 2010

GONGORISMO

Segundo leio no Diário de Coimbra, o Presidente da Câmara, na sessão celebrante do 128º aniversário da cidade da Figueira da Foz, fez uma inspirada alocução, da qual aquele órgão de imprensa destacou os dois seguintes trechos :

«(…) é uma lição da nossa história antiga para fazer a nossa nova história. E isto porque é nas nossas origens que vamos, incontornavelmente, beber a nossa identidade e projectar o nosso futuro. Tal como em 1882, a Figueira possui um enorme potencial e vocação para crescer »

“(…) o nosso projecto para o futuro da Figueira espelha exactamente a esperança e o sonho dos nossos munícipes, o sonho de uma região líder de um desenvolvimento local e regional, na atracção de empresas, no turismo e na qualidade de vida e sobretudo o sonho de uma região em que o orgulho de ser figueirense volte a voar bem alto e seja espalhado aos sete ventos(…) »

Certamente que se visou fazer um discurso de mobilização. Duvido que a tenha conseguido. Pela minha parte, devo confessar que é gongorismo barroco a mais, para meu gosto. Mas talvez haja quem goste muito.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?