<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 22, 2010

ESPECTACULAR DESEMPENHO AMBIENTAL

Ainda segundo o que foi relatado sobre o funcionamento do CAE, na Figueira da Foz, no 1º semestre de 2010, as despesas com os consumos de água e de electricidade foram as seguintes :

Água
No 1º semestre de 2009 – 5,7 mil Euros (mE)
No 2º semestre de 2010 – 1,8 mE
Redução : 68 %

Electricidade
No 1º semestre de 2009 – 41,5 mE
No 2º semestre de 2010 - 15,6 mE
Redução : 62 %

As reduções indicadas, a terem de facto tido lugar, configuram um desempenho ambiental, em 2010, verdadeiramente exemplar e espectacular.
Segundo avaliações e estimativas da EDP, se uma empresa apenas ligar o ar condicionado
8 horas por dia útil, não o deixando ligado durante a noite e restante parte do dia, poderá alcançar uma redução de 12,5% da sua factura de electricidade.
No caso do CAE, é certo que, em 2010, terá havido menos espectáculos que em 2009, embora o edifício esteja aberto muito mais que 8 horas por dia, incluindo fins de semana . Além disso, terá havido, ao que foi alegado, muito maior preocupação em desligar o ar condicionado e as iluminações dos espaços, quando deles não houvesse necessidade.

Mesmo assim, abro a boca de espanto com uma redução de 62%. Tal feito merece ser objecto de uma auditoria ambiental, por parte da EDP, por exemplo. É que de duas uma. Ou na gestão anterior do CAE houve condenáveis descuidos e desperdícios nos consumos de energia eléctrica ; ou então houve um híper- fantástico esforço de poupança no consumo de energia no 1º semestre de 2010. E se foi este último o caso, era muito importante que a estratégia e o segredo da proeza pudessem também ser divulgados a muitos e muitos outros organismos, da administração pública, local ou central. Seria uma valiosa ajuda para se poder reduzir o grande deficit da nossa balança energética. E talvez pudesse ser um contributo para o tal “plano estratégico” de que agora se fala.


By the way
A despesa em iluminação pública tem andado à roda de 1 milhão de Euros por ano. No orçamento do Município da Figueira para 2010, foi dotada uma verba de 959 mil Euros. Se fosse conseguida uma poupança, já não digo de 62%, mas vamos lá, de uns 15 a 20%, haveria um montante de 150 mil a 200 mil Euros poupados. Cacau que muito jeito faria para investir, e para ir aproveitar uns 600 mil a 700 mil euros dos fundos do QREN. Ou então, para amortizar a dívida a fornecedores.
Não sei, sou eu a cogitar.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?