<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 17, 2010

ANIMAÇÃO, CELEBRAÇÕES E A MAGIA DO SETE

Há 28 anos, a Figueira celebrou 100 anos de cidade. Cidades, havia-as em reduzido número, ao tempo. Hoje já nem sei quantas ou quais são. A atribuição do título honorífico de cidade costuma ser matéria para preocupar deputado que queira chamar a atenção em final de mandato, e ficar popular na terra. Mas co’s diabos, cem anos é um século, e celebrar tal data aceita-se e compreende-se.
Em 2007, quando havia uma grande propensão para festas e animação, a Câmara Municipal decidiu tambem celebrar os 125 anos de “elevação” da Figueira a cidade. Ainda vá. Vamos lá. Era um século e um quarto. Os casais felizes até costumam festejar os 25 anos de casados, designando a festa como bodas de prata.

A empresa municipal Figueira Grande Turismo resolveu celebrar, em 2009,
os 7 anos do CAE. Comentei na altura, neste post :

O número 7, além de primo, é de facto um número mágico, místico, misterioso. Foram sete os dias da criação. São sete os dias da semana, os pecados capitais e os sacramentos da Santa Madre Igreja . Lisboa tem sete colinas. Nos Açores há a lagoa das sete cidades. O gato tem sete vidas. Sete foram as pragas do Egipto lançadas por Moisés. Sete eram as maravilhas da antiguidade e as torres de Constantinopla. Para a Maçonaria, o sete é o número absoluto. E quando se está bem, como estará a Administradora do CAE, está-se nas suas sete quintas. Ah..e já me esquecia. Falta o mais importante. Sete é o número da camisola do Cristiano Ronaldo...O número do sucesso, portanto. ...

Este ano, a Câmara Municipal vai também celebrar o 128º aniversário da elevação da terra a cidade. É certo que só haverá a colocação de um ramo de flores na estátua da senhora lançada pr’á frente e virada a Sul, bem como uma sessão solene com 4 discursos, que serão seguramente muito aplaudidos.
Meio perplexo, interroguei-me do porquê de celebrar os 128 anos. Irão também ser comemorados o 129º aniversário, o 130º aniversário, e por aí adiante, em todos os anos seguintes?
Até que se fez luz no meu espírito.
É que 128 é igual à sétima potência de 2, ou seja, é igual a 2 levantado a sete . Lá está, lá temos o sete, o número mágico, místico, misterioso . O que explica porque é que tudo o que tenha a ver com sete deva ser celebrado.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?