<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, agosto 20, 2010

OS FRUTOS DAS ESTRATÉGIAS ...
No site oficial da Município da Figueira da Foz pode ler-se o seguinte comunicado, da responsabilidade do GAP (Gabinete de Apoio ao Presidente), datado de 11 de Agosto último.

Milhares de pessoas fazem férias todos os anos na Figueira da Foz.
Ilustrando uma nova estratégia e uma maior dinâmica em matéria de animação turística, a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Figueira Grande Turismo introduziram na programação de Verão um conjunto de eventos diversificados, de grande qualidade, dirigidos a pessoas de todos os extractos sociais.
Fruto dessa estratégia, com a chegada do mês de Agosto assistiu-se a um aumento significativo de turistas, onde centenas de Portugueses e estrangeiros chegaram à Figueira da Foz para passar mais uma vez as suas férias, usufruindo da apelidada rainha das praias portuguesas, mas também para se deliciarem num dos muitos desportos de rio/mar que a excelente localização e as condições naturais da Figueira da Foz lhes podem propiciar.
Os hotéis, os restaurantes e as ruas da Figueira da Foz fervilham de vida e actividade, demonstrando que os primeiros passos estão dados e, a observar pelos indicadores que vão chegando, estamos no bom caminho.

Se de facto assim é, se este espumoso optimisto tem consistência, e se os hoteis, restaurantes e ruas da Figueiram “ fervilham de vida e actividade”, é caso para todos os figueirenses se regozijarem e darem graças a Deus.
Não sei todavia com que meios e instrumentos o GAP faz essa avaliação. Pela minha parte, não a consigo fazer, nem meios tenho para isso, tal como seria um “gentómetro”, ainda por inventar. Poderia dar um palpite, apenas, palpitado através das minhas limitadas observações . Mas um palpite, assim do género “dá-me a impressão que...” não vale mais que isso mesmo, um palpite.

O comunicado refere a existência de “indicadores que vão chegando”. Óptimo. Se os há, que sejam já divulgados; se os vai haver só no final de de Agosto, que sejam então divulgados, devidamente quantificados e validados.
Entre esses indicadores, seria útil saber, por exemplo : a taxa de ocupação dos estabelecimentos de hotelaria , o montante total levantado das caixa multibanco, o número de utentes do parque de campismo e da piscina-praia, o movimento do jogo no Casino, o número de visitantes do Museu Municipal, a facturação global dos bares e estabelecimentos de restauração. Fica a dúvida se tais elementos estatísticos sejam, ou possam sê-lo, apurados de forma sistemática pela FGT ou pelos serviços municipais para poderem ser comparados ano a ano . Como de resto era conveniente que sucedesse.

De qualquer forma, não me custa a crer que, neste Agosto de 2010, possam efectivamente estar na Figueira mais veraneantes do que nos meses correspondentes dos anos anteriores.
A crise deve ter impedido muitas famílias de rumarem este Verão a destinos mais distantes e tropicais. Sem os mesmos recursos dos recentes tempos passados ( muitos deles porventura obtidos através de empréstimos bancários...), terão optado por uma praia de proximidade como a Figueira. Se o seu consumo agregado nos hoteis e restaurantes também aumentou, isso já será outra questão, a avaliar.

Em todo o caso, parece-me precipitado e ousadia a mais, decorrido apenas um terço de Agosto, classificar aquela provável maior afluência de veraneantes (ainda a necessitar de prova, com números...) como sendo o “fruto dessa estratégia” “em matéria de animação turística”, se é que de facto houve aumento desta em Agosto de 2010, em comparação com mês homólogo de 2009.

Isto faz-me lembrar atrevimento semelhante do governo de José Sócrates, quando declarou que o ter havido menos fogos e menos área ardida, em 2008 e 2009, foi “fruto” da estratégia e da acção do governo de então, esquecendo que as condições climatéricas foram favoráveis. Em 2010, isso sim, o ter havido mais fogos e mais área ardida, isso já foi “fruto” das muito adversas condições climatéricas, e não da estratégia ou da acção do Governo...


Post Scriptum
Um breve apontamento, aparentemente sobre um pormenor sem importância de maior...
Reproduzi, inalterado, todo o texto do comunicado, incluindo a parte que reza assim :
dirigidos a pessoas de todos os extractos (sic..) sociais”.
Presumo que se tratará de mera gralha. “Extracto” (se calhar “extrato”, segundo o novo acordo ortográfico..) significa coisa que é extraida de outra . Do que deve tratar-se é de “estrato”, ou seja, camada ou faixa.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?