<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, agosto 05, 2010

NEGLIGÊNCIA E REPRESSÃO

A toda a largura de uma página interior do PUBLICO de hoje, leio este título :

“ Governo alerta que a negligência é a causa de grande parte dos incêndios em Portugal “

O Governo parece ter agora descoberto a roda. Perante tal clarividente declaração, verdadeira “lapalissada”, e perante o braseiro que vai por esse País fora, ocorrem-me algumas perguntas.
Se uma brigada de trânsito da GNR, circulando numa estrada ou auto-estrada, observar um condutor a lançar fora, pela janela da sua viatura, uma “prisca” de um cigarro, mandá-lo-à parar e aplicará ao negligente condutor, uma pesada multa, tal como se circulasse a 150 km/ hora ou tivesse violado uma sinal de proibição de ultrapassagem em perigosa curva?
Que ordens ou instruções terá essa brigada de trânsito, para exercer rigorosa repressão sobre o criminoso comportamento de lançar uma ponta de cigarro pela janela fora ?
E um agente da PSP, que fará, se observar um fumador a lançar ao chão uma “prisca” na serra da Boa Viagem, num jardim, numa rua, ou em qualquer outro espaço público? Vai-se chatear, multando o dito fumador, ou sequer admoestando-o para a negligência e a falta de civismo do seu gesto?
Dir-se-à que este não é muito grave, e que só teria gravidade em dia de muito calor e em plena floresta.
Pois é. Só que quem assim procede, em gesto automático, numa rua ou num parque de uma cidade, também o fará, distraido e por acção reflexa, quando se encontrar, parado ou a passear numa qualquer floresta, como a serra da Boa Viagem. E aí teremos o fumador que lança a "prisca" passar de negligente a incendiário.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?