<$BlogRSDUrl$>

sábado, agosto 07, 2010

CUSPIR PARA O AR

Da leitura de alguma imprensa de fim de semana fica-me a impressão de que a cada vez mais agreste polémica gerada pela guerrilha dentro do Ministério Público vai dar mais ou menos nisto. De um lado, vão estar os que são a favor do Procurador : os do PS, na sua maioria. Do outro, vão estar os do PSD, a favor do Sindicato dos agentes do MP , como se pressente, por exemplo, do artigo de opinião de José Eduardo Martins (Nota 1) , uma das cabeças pensantes do PSD, no EXPRESSO de hoje.
Sendo assim, os dirigentes do PSD estarão a cuspir para o ar. Acabarão por levar com o cuspe nas próprias cabecinhas.
Se pensam que passando a mão pelo pêlo do dito Sindicato ( o qual cantará vitória..vitória!... se o Procurador se demitir ou for derrubado) aquele agradecerá o gesto e lhes retribuirá, ficando sossegadinho, bem comportado e não chateando, quando o PSD alcançar o poder, desenganem-se.
O dito Sindicato não é organização política que manobre para, causando danos ao PS, pretender beneficiar o PSD , ou vice versa. O que o Sindicato ambiciona , e para isso manobra, é que a corporação dos procuradores seja poder, ela própria.

Nota 1
Escreve assim, em determinada parte do seu artigo :

“ (...) E convém sublinhar que a autonomia de que Pinto Monteiro deixou de gostar é justamente um dos garantes de independência basilares à democracia e à transparência e isenção do Processo Penal. Por outras palavras, mais poderes do PGR sobre procuradores e processos significa diminuição das garantias de imparcialidade na justiça. (...) “

Tim-tim por tim-tim, é esta a tese defendida à outrance pelo Sindicato e pelo seu dirigente máximo João Palma. Um e outro vão aplaudir, batendo frenéticamente palmas com ambas as mãos.
Caberá perguntar se os actuais poder , completa autonomia e irresponsabilidade de cada agente local do MP não causam, em escala muito maior, a diminuição das garantias de imparcialidade na justiça.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?