<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, julho 08, 2010

UMA POUPANÇA EFECTIVA DE 30%

Em recente entrevista ao Diário de Coimbra, o Presidente da Câmara da Figueira da Foz declarou : “ (...) nos primeiros quatro meses deste ano, já houve uma poupança efectiva na casa dos 30% .”
O número é bonito. Surpreende, e até parece bom demais. A ser assim, haverá que manifestar aplauso ao desempenho da gestão, financeira e não só, do actual executivo camário.
Importa todavia esclarecer bem do que se está a falar.
Desde logo, presumo que se estará a comparar o primeiro quadrimestre de 2010 com o período homólogo de 2009. Não será assim?
Depois, estar-se-à a comparar, do lado da despesa efectiva, e entre um ano e outro :
- os montantes que foram efectivamente pagos ou transferidos, numa mera perspectiva de gestão de tesouraria ?
- os montantes que foram cabimentados, incluindo naturalmente os pagos como remunerações do pessoal, sob qualquer forma ?
- os montantes resultantes das somas dos totais de remunerações pagas ao pessoal, das decisões de transferências com responsabilidades assumidas, e de todas as facturas entradas na Contabilidade durante aquele período ?

Sem estes esclarecimentos, que a meu ver deveriam ser apresentados em sede de reunião camarária, juntamente com os números efecticamente apurados, será difícil fazer um verdadeiro escrutínio , preliminar embora, mas transparente e democrático, da qualidade do desempenho do executivo camarário durante aqueles 4 meses.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?