<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, julho 22, 2010

TRANSPARENCIA, EXECUÇÃO ORÇAMENTAL E ESCRUTÍNIO

O Ministério das Finanças elabora e divulga, com frequência trimestral, sinteses da execução orçamental de cada ano em curso. A última foi anteontem divulgada, referente ao primeiro semestre de 2010.
Em obediência ao sábio princípio da transparência, e para permitir um saudável escrutínio democrático pelos municípes, seria desejável que a Câmara Municipal da Figueira da Foz tomasse como exemplo aquela boa prática, elaborando e divulgando igualmente sínteses informativas da sua execução orçamental, pelo menos uma vez por semestre.

Estamos já em finais de Julho. Era altura de fazer umas continhas e revelar qual foi a execução orçamental do 1º semestre, e bem assim a dívida a fornecedores à data do seu final. Tanto mais que, recentemente, o Presidente da Câmara fez laudatórias declarações públicas anunciando que nos primeiros 4 meses deste ano já teria havido uma poupança efectiva da ordem dos 30%. Não revelou todavia números concretos, nem esclareceu o que tal significava efectivamente. Era bom que revelasse e que esclarecesse.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?