<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, julho 01, 2010

REZAR A TODOS OS SANTOS DO CÉU

O Primeiro-Ministro deve estar a rezar a todos os anjos e santos do Céu, para que a sentença do Supremo Tribunal de Justiça da União Europeia, esperada para daqui a uns dias, seja no sentido de considerar intolerável a existência de golden shares, e o veto que o Estado Português usou no negócio da PT-Telefónica , o qual está a agitar os mercados de capitais nacionais e europeus.
Se assim acontecer, como acredita muito boa gente entendida na matéria, José Sócrates livra-se e livra o Estado de um grande berbicacho jurídico em que porventura teve de meter-se. E os mercados de capitais ficam mais sossegados, e menos desconfiados sobre se realmente Portugal será um bom local para investir.
A imagem de José Sócrates, enquanto Primeiro-Ministro que proclama bater-se por salvaguardar os interesses de Portugal, não fica beliscada . Por ele, dirá que bem pretendeu defender esses interesses ditos estratégicos, mas o Supremo Tribunal de Justiça Europeu e outras instâncias da União Europeia, não o deixaram. E ficarão então todos satisfeitos : os accionistas da PT que queriam obter liquidez, a Telefónica que fica com o bom negócio da Vivo no Brasil ( leia-se América Latina...), o Zapatero que deixa de ficar embaraçado, e José Sócrates que se livra do fantasma de um turbilhão jurídico-financeiro que, a ocorrer neste momento, iria agravar as dificuldades em obter capitais de quem os tem.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?