<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, julho 02, 2010

INCONSCIÊNCIAS

Estou de acordo que, nos actuais tempos dificeis , o discurso dos dirigentes e responsáveis políticos não deverá ser de negro derrotismo. Antes terá de ser de mobilização com uns pingos de optimismo, quanto baste. Assim um pouco a jeito e no registo do famoso discurso de Winston Churchill, na Câmara dos Comuns, em 13 de Maio de 1940.
Mas ao ler certas notícias, fica-me a ideia de haver muitos, em particular ao nível local, que ainda não ganharam suficiente consciência da brutal dimensão das dificuldades financeiras que o País vai viver. A procissão vai ainda no adro; para já só tem havido anúncios, prenúncios e antecipações.
Parece ser aquele o caso de dirigentes municipais da Figueira da Foz. Leio, na imprensa local de há dias, que até 2013 vai estar concluida uma ciclovia de 30 km, desde a Figueira até Coimbra. Interrogo-me sobre onde e como é que se irão obter os indispensáveis meios financeiros. Remete-se a solução, como frequentemente acontece, para essa cornucópia que é o QREN. Como se não fosse necessário que o financiamento, por este disponibilizado, ter de ser forçosamente “emparceirado” por recursos financeiros próprios da autarquia. Que não possui, e que não tem capacidade para obter, seja através de um superavit da sua gestão corrente, seja através de novos empréstimos. E já se terá pensado no infindável número de processos de expropriações que vai ser necessário negociar e realizar?
Havendo tanta obra mais importante para fazer, tantos compromissos assumidos, tanta dívida para amortizar, tantas núvens negras no horizonte do crescimento da economia, não sei de facto onde irá desencantar tais recursos.

Idêntica perplexidade me assalta ao verificar que o Municipio vai gastar ( para não dizer espatifar..) cem mil euros num contrato de prestação de serviços para redefinição do projecto de requalificação da envolvente do Forte Santa Catarina . É certo que o prazo de execução é de 2 anos, não sendo forçoso que a verba contratada seja para pagar já. Por ora encomenda-se. Fica firmado o compromisso, depois logo se vê quando se paga.
Deve ser mais um projecto, agora a ser mais uma vez “redefinido”, para depois meter na gaveta. Ou acham que nos próximos 3 a 4 anos vai ser possível arranjar dinheiro para requalificar a tal envolvente ? Ah..sim..já sei : estão a contar com o tal QREN, a tal ilusória cornucópia. Mas faltarão decerto os recursos financeiros próprios para emparceirar com os despejados dessa generosa cornucópia.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?