<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, junho 17, 2010

ILUMINADAS PELINTRICES

Ao que leio, há quem opine que as iluminações/ornamentações das ruas da terra para as festas de S. João estão este ano muito pelintras, em geral ao nível da mais pobre freguesia ; num caso particular de uma rua, ao nível da Somália. Sobre esta última comparação, não sei. Nunca fui à Somália em tempo de festas, muito menos em tempo de guerra.

Estou de acordo que de facto estão a um nível minimalista. Estou de acordo que assim deveriam estar. Mas também concordaria se não houvesse iluminações nenhumas. A Figueira da Foz tem beleza natural suficiente para dispensar cosméticas decorativas mais ou menos pindéricas . Mas sobretudo por uma razão muito prosaica : é que de facto não há dinheiro, e não é só “como dizem”, é que não há mesmo, depois dos responsáveis pela gestão camarária, nos mandatos camarários anteriores, terem colocado em prática um despesismo incontinente sem cuidarem da sustentabilidade financeira do Município, e deixando a monstruosa dívida que se sabe.

Não esteja a noite de 23 de Junho muito fria ou ventosa, e haverá muita gente nas ruas e avenidas, na marginal da praia, no parque de diversões, nos restaurantes, nas tascas, nas esplanadas, a comer sardinha assada ou a bailar ao som de umas musiquinhas . Pouco ou nada o nível das iluminações irá afectar, por si só, a animação geral ou o nível da actividade económica que a festa da noite apesar de tudo ainda proporciona. Lá mais para a noite, uns 10 minutos de fogo de artifício, que talvez alguns vão também classificar como pelintra, e está feita a festa . E ala, que a crise e as dificuldades ainda se vão agravar mais, certamente obrigando a outras “pelintrices” no futuro, em coisas bem mais importantes e essenciais. .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?