<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, junho 03, 2010

CIDADES ENREDADAS...

Nos idos dos anos 80, a grande moda era a geminação de municipios. Era um fartote. Uma das grandes vantagens desse generoso movimento, era que proporcionava umas agradáveis passeatas aos membros das camaras municipais. Ficou famosa a geminação da Figueira da Foz com uma cidade da então União Soviética, chamada Epavaptoria, ou qualquer coisa assim com nome parecido.
Chegados ao final da primeira década do século 21, a grande moda parece ter passado a ser a das adesões às redes das cidades. Criam-se redes por isto ou por aquilo, e por mais alguma coisa.
Os vereadores do PSD da Câmara Municipal da Figueira , muito hiperactivos em propostas, votos de pesar, votos de louvor, declarações, protestos, e outras mediáticas iniciativas, fazem agora uma ditirâmbica proposta de adesão da cidade a uma coisa comovente chamada Rede das Cidades Amigas das Crianças.
Ora aqui está uma medida verdadeiramente “estruturante”, de que a Figueira vinha sentindo a falta, importantíssima para “alavancar” ( como agora se diz..) o desenvolvimento da terra.
A proposta está agendada para a próxima sessão da Câmara Municipal. Será apresentada, pelos vistos, antecedida por longas considerações preambulatórias, repletas de erudição e de poesia. Ao todo, 653 palavras e 3670 caracteres. Vale a pena ler aqui. Transcrita para a acta camarária, preencherá pelos menos duas páginas de fino recorte literário, e ficará gravada para a posteridade.
De concreto, propõe-se que a terra se procure enredar na tal Iniciativa, que até tem um Secretariado, pelos vistos no ambito da UNICEF... Depois, não podia faltar a proposta para a constituição de uma Comissão, desta feita designada por “ equipa de trabalho interdisciplinar” ( um nome muito mais chic...) para “conceber um projecto de concretização do Programa”. E por fim, é proposta a participação de técnicos da CMFF na Conferência “Child in the City”, a realizar em Florença, lá para Outubro deste ano. Logo por sinal quando se tingem de belos tons de amarelo e castanho as árvores da maravilhosa cidade das flores, que é tão bom visitar e sobre a qual escreveu Augusto Abelaira...( e esta hein?..desta vez fui eu que dei uma de erudição!...)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?