<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, junho 14, 2010

AS NOSSAS PRIVACIDADES

Há por aí muitas boas almas cheias de angústia existencial provocada pela hipótese de entrarem em funcionamento uns chips de identificação dos automóveis, que permitirão/permitiriam uma circulação mais fluida das viaturas pelas auto-estradas, algumas ex-SCUTS...
O PSD, por exemplo, compara o dito chip a “um grande big brother rodoviário” bem como uma “intromissão no direito à privacidade dos condutores”.
O PCP vocifera que o sistema configura “ um colossal dispositivo de controlo e vigilância sobre os cidadãos” . O que não deixa de ser intrigante, num partido auto-proclamado como irmão do partido comunista que governava, em terrível regime de ditadura, a antiga República Democrática Alemã, onde pontificava a STASI, uma organização que se dedicava, como se sabe, a fazer benemerência social e a cuidar do bem estar e da privacidade dos cidadãos.

Ora eu acho que, sim senhor, devemos ir mais longe, e cuidar mais das nossas privacidades. Por exemplo, os automóveis, autocarros e camiões deviam deixar de ter quaisquer matrículas, para não poderem ser identificados os sítios mais ou menos esquisitos por onde andam os respectivos proprietários. Nos aeroportos, devia-se acabar com a vergonhosa devassa das bagagens, antes da entrada nos aviões dos passageiros, tantas vezes meio despidos, revistados e apalpados para ver se levam alguma garrafa de água mineral metida num bolso do casaco. E mais : acabemos de vez com o bilhete de identidade, essa insuportável ficha individual onde ficam registados os dados pessoais .

No próximo dia 24 de Junho, vamos portanto todos soprar vuvuzelas para diante do Parlamento. Será uma forma de apoiar os deputados que se preparam para revogar (revogar, revogar é do que precisamos, pois...) a decisão de pagamento de portagens nas SCUTS, e de introduzir o tenebroso chip que vai fazer de cada um de nós um cidadão “com paredes de vidro”, logo com a sua privacidade devassada.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?