<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 04, 2010

AS CONTAS E A AUDITORIA

Foi adjudicada a auditoria às contas e à gestão da anterior Câmara Municipal da Figueira da Foz. A uma conhecida empresa internacional de consultoria, ao que se noticia.
Continuo sem entender para que vai servir. Para esclarecer que a dívida consolidada do municipio no final do mandato de Duarte Silva, seria, por exemplo, de 90 milhões de euros, e não 80 milhões? É preciso uma consultoria internacional vir consultar uns livros da contabilidade, umas actas da Câmara, as contas das empresas municipais, e depois fazer umas continhas de somar, para se saber de quanto é a dívida?
Deve ficar barata, a dita auditoria. Mais uns milhares de euros de ajuda ao aumento da despesa, é o que vai representar. Espero que venha a ser divulgado o preço contratado.
Estamos já em Junho. Começam não começam os trabalhos de “campo”, com uns auditores jovenzitos bem vestidos de cinzento escuro, meio perdidos por entre tantos livros, rubricas e números, com férias de verão pelo meio, a fazerem a cabeça em água aos trabalhadores da Contabilidade e da Tesouraria com perguntas e questões que os deixam a coçar a cabeça, lá para Outubro teremos um espesso relatório, aí de cento e tal páginas. Bem encadernado, com muitos gráficos coloridos feitos com recurso a power-point...Mais umas semanas de análise e discussão, e lá para Novembro virá a conclusão : a situaçao está preta, é preciso poupar cada vez mais, cortar nisto e mais naquilo. Entretanto, até lá se chegar, logo se vê. Pelo meio, a Tesouraria vai aguentando para pagar as festas de Verão. Faltará apurar depois a quanto vai ascender a dívida a fornecedores no final de 2010.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?