<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, junho 16, 2010

ADIAR, AGUARDAR MAIS DETALHES, JUNTAR OS ANTECEDENTES....

Um clube de futebol da terra, liderado por empresário próspero e influente, “ convidou” a Câmara Municipal da Figueira para subscrever 40% de uma putativa SAD (Sociedade Anónima Desportiva), a ser criada com um capital social previsto de 1,25 milhões de Euros.
Colocado o convite à apreciação da Câmara Municipal, esta respondeu “nim” . Por unanimidade!...
Foi alegado que existe pouca informação sobre o dito projecto, que o convite não está suficientemente amadurecido para permitir uma tomada de posição, e que se aguardam mais detalhes. A decisão fica assim empurrada para a frente, com a barriga, fazendo uso da muito típica postura do “depois logo se vê”...
Mas porque carga de água é que uma Câmara Municipal se tem de envolver, directamente, no negócio da bola, tantas vezes exercido em promiscuidade com o negócio imobiliário ? Acaso faz isso parte da sua missão e das suas competências? E não estará tal putativa participação legalmente impedida pela actual legislação ? E onde irá a Câmara Municipal desencantar meio milhão de Euros para comprar acções da tal prevista SAD ?

Aqui há 30 anos, iniciei uma experiência de participação na gestão autárquica, aqui na Figueira. Um colega amigo que, em Lisboa, exercia funções num departamento da Administração Pública, deu-me então um sábio conselho. Dizia-me ele assim : olha..quando por lá te aparecer um processo para despachar, e não souberes ou não quiseres decidir, escreve lá “juntem-se os antecedentes”. O processo vai dar mais umas digressões pelos serviços, demora aí uns 2 meses a voltar a ti, e entretanto tiveste tempo para pensar mais no assunto.
Tenho de confessar que tive de recorrer ao espertalhaço truque umas duas ou três vezes.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?