<$BlogRSDUrl$>

sábado, maio 22, 2010

A ESPECULAÇÃO DOS FIADORES

Os fiadores só fiam a quem confiam. Se não confiam, não fiam. Claro que os fiadores especulam. Por esse facto, são apelidados de especuladores, e as suas desconfianças, de ataques especulativos. Chegam a ser mesmo identificados como os tenebrosos agentes do mal, do neo-liberalismo e da globalização “fáxistoide”, por almas mais imaginosas, que adoram teorias da conspiração e filmes do Michael Moore...
Especulam que aqueles (países, empresas, famílias, cidadãos...) que lhes vêm pedir fiado e mais fiado, não são de fiar. Ou seja, desconfiam.
Desconfiam de um Estado que anuncia em Setembro um défice anual de 5% do PIB e depois, em Dezembro seguinte, diz que afinal o défice é de 9,3% ; que gasta muitos milhões em estádios que depois ficam vazios e passados 6 anos querem destruir ; que, não lhe chegando ser social, se porta como se fosse providência, sem ter recursos sequer para ser sustentávelmente social; que tem um sistema de justiça através do qual pode demorar 10 anos para se poder cobrar uma dívida ou concretizar uma ordem de despejo.
Desconfiam de um país que tem duas autoestradas de Lisboa à Galiza, quase paralelas, pelo litoral, separadas por escassos quilómetros uma da outra ; quem tem 15 feriados por ano, com várias pontes e tolerâncias de ponto pelo meio; que tem municípios cuja dívida é de 2 a 3 vezes o valor da respectiva receita total anual, e que gastam 2 milhões de euros por ano em festas, foguetes e espectáculos ; que tem um Presidente do Banco Central que ganha mais que o Presidente da Reserva Federal Americana ; onde os CAE’s, os pavilhões multi-uso e as rotundas crescem como cogumelos ; cujos indígenas compram televisões de plasma, carros novos, telemóveis, electrodomésticos, viagens a Punta Cana, por atacado e com cartão de crédito.

E por isso, os fiadores que assim especulam, não fiam. Ou, se e quando fiam, fiam pedindo cada vez mais este mundo e o outro como garantia; ou pedindo juros mais elevados pelo cacau fiado. Chamem-lhe tolos, ou digam que são especuladores economicistas e neo-liberais.

É tudo tão simples como isto. Não é preciso ter estudado marxismo ou ter um master em economia para o entender.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?