<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, maio 26, 2010

ERUDITAS PREAMBULAÇÕES

Só recentemente pude ler a acta da reunião da Câmara Municipal da Figueira da Foz do passado dia 13 de Abril.
Um dos pontos da discussão, agendado a pedido dos vereadores do PSD, foi o da proposta de “ preferência pelo recurso à utilização de materiais resultantes de reciclagem”, o que quer que isso seja.
A proposta foi aprovada por unanimidade, depois de não sei quanto tempo de apreciação. O assunto ocupa 3 páginas inteiras da acta. Tudo aquilo para se ter chegado à conclusão de que “ na definição dos critérios para adjudicação de empreitadas (...) será sempre majorada a contribuição específica de cada proposta para uma adequada gestão dos resíduos (...) “.
Um normativo de formulação tão vaga, que não percebo para o que sirva, ou como possa ser interpretado, e que levará certamente os serviços a coçar a cabeça para puxar pela imaginação e descobrir como o levar à prática nos casos concretos com que se defrontem. Mas enfim, dá uma auréola modernaça e “pra-frentex” a quem o aprova, e sobretudo a quem teve a excelsa honra de o propor.
A proposta é de resto precedida de um longo texto preambulatório, da mais divertida e deliciosa erudição, ao longo de 7 inspirados parágrafos. Não resisto a transcrever dois nacos de prosa, que Abílio Abranhos, do nosso consagrado Eça, não desdenharia de proununciar na Cãmara dos Deputados onde tinha merecido assento .

(..)
Identificadas e já devidamente rastreadas que estão as insuficiências da Natureza e dos seus recursos para acompanharem o ritmo frenético de delapidação e de consumo como o actualmente vigente sobretudos nos países denominados como do “ 1º Mundo”, torna imperativo impor práticas e lógicas de funcionamento colectivo que visem adequar esses comportamentos e atitudes a níveis sustentáveis de actuação, sob pena de, a mais curto ou médio prazo, suscitarmos rupturas irreversíveis nas cadeias e nas redes naturais que suportam, ainda, os nossos modos de vida.
(...)
Chegámos, pois, na História da evolução da Humanidade, a um estádio em que se impõe a adopção urgente e universal de medidas e de padrões de conduta que, em conjunto, possam ter um efeito eficaz de travagem e de emenda dos percursos auto-destrutivos que, em muitos casos, vêm sendo adoptados pelo Homem em matéria de Ambiente, de Energia e de Consumo.”
(...)

Gostaram? Eu achei o máximo!....Gostei sobretudo daquelas do "suscitarmos rupturas irreversíveis...." e dos "percursos auto-destrutivos"...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?