<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, abril 26, 2010

VERDADEIRAMENTE INQUIETANTE
"Lisboa é a que mais cai no mundo, PSI 20 tomba 3% "
De momento, isto sim, é verdadeiramente inquietante. Muitíssimo. E não apenas para os “capitalistas” detentores de acções das empresas do PSI 20. Muito mais inquietante deverá ser, se houver consciência disso, para todos os outros portugueses; para os que estão desempregados ; para os que se endividaram a fim de comprar casa própria; para os empregados em empresas que têm e terão de pedir empréstimos para laborarem.
Seguramente muito mais inquietante do que o que possa ou não suceder na comissão de inquérito ao caso PT-Media Capital ; ou do facto de haver ou não Figueira Moda 2010 ; ou de saber se o coreto vai ou não regressar ao Jardim ; ou de saber se o campo de golfe de Buarcos é mesmo um investimento estratégico e estruturante .
Tem-se a sensação de estarmos em Constantinopla, a meio do século XVI : os turcos estão ali à porta, junto das muralhas, e os teólogos entretêm-se a discutir a questão teológica do sexo dos anjos...
A vir aí uma enorme vaga de greves, como se anuncia, ainda mais inquietos e angustiados deveremos ficar. Será mais um inquietante sinal da existências de pulsões suicidárias nos sindicatos e em muitos portugueses. As instituições financeiras que ainda nos poderão emprestar dinheiro, decerto ficarão ainda mais relutantes em fazê-lo, se verificarem que continuamos a portar-nos como a cigarra, e que o Governo (este ou outro...) mostra tibieza ou real impotência para impôr as medidas que eles, emprestadores, acham que têm de ser tomadas para terem confiança na nossa capacidade em pagar o que nos fiarem.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?